Bolsonaro solicita arquivamento de caso do presidente da OAB

Após debochar e acusar, mais uma vez sem provas, como o pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, desapareceu e morreu durante a ditadura militar, Jair Bolsonaro (PSL) pediu ao Superior Tribunal Federal (STF) o arquivamento do caso, por intermédio da Advocacia Geral da União (AGU).

Em julho, ao comentar o desfecho do processo referente a Adélio Bispo, Bolsonaro disse que Santa Cruz não iria querer saber o que ocorreu de fato com o seu pai, além de afirmar que teria sido morto por fazer parte de um grupo de resistência a ditadura. Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira desapareceu durante o período de ditadura do general Garrastazu Médici.

O presidente da OAB apresentou um inquérito ao STF no dia 31 de julho. Bolsonaro não era obrigado a atender a solicitação realizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, em 1° de agosto, para que prestasse explicações no prazo de 15 dias a respeito da declaração.

Bolsonaro negou que tenha ofendido Santa Cruz ao afirmar que seu pai, Fernando, foi morto por um grupo de resistência ao regime militar, a Ação Popular do Rio. Porém, a Comissão da Verdade afirmou que Fernando foi morto por agentes da ditadura.

Em trecho, a AGU informou que não houve calúnia ou injúria da parte de Bolsonaro, pois teria direcionado as declarações ao grupo, e não a pessoa do pai.