ASSUFBA participa do Seminário Nacional dos HU’s, em Brasília

Os desafios para sair da crise nos Hospitais Universitários e o papel de Hospital Escola foram amplamente debatidos durante o Seminário Nacional dos HU’s, promovido pela FASUBRA, realizado nesta sexta-feira (07/07), em Brasília.

A ASSUFBA participou das discussões e reiterou a defesa dos Hospitais Universitários, imprescindíveis para o ensino, pesquisa, extensão e a formação das novas gerações. Os representantes do Sindicato, presentes no seminário, demonstraram preocupação com a redução de investimentos na área da saúde, sobretudo após a aprovação da PEC 55, que retira recursos da educação e denunciou as péssimas condições de trabalho dos servidores neste ambiente de trabalho.

O Coordenador de Assuntos Jurídicos da ASSUFBA e membro da FASUBRA, Paulo Vaz, parabenizou a Federação por promover o debate neste momento delicado em que vive o país.

Seminario

Vaz aprofundou a reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria após a chegada da Ebserh. No entanto, salientou que a luta é contra a empresa e não contra os trabalhadores, uma vez que um dos princípios básicos e prioritários do sindicalista classista é organizar a classe trabalhadora, desenvolvendo a sua consciência política, independentemente dos vínculos empregatícios.

Paulo recapitulou ainda que os Técnico-Administrativos em Educação foram os únicos a lutar contra a Ebserh. Contudo, o enfrentamento realizado contra a implantação da empresa não foi suficiente para barrar a iniciativa. “Ao longo dos anos temos procurado caminhos que nos levem, pelo menos, à vitórias. Temos de fazer um debate mais crítico e criterioso. Vamos barrar a Ebserh. E depois? Qual o próximo passo?”, indagou de forma preocupada.

O seminário foi bastante produtivo. Houve uma troca importante de experiências entre os trabalhadores dos vários Hospitais Universitários do Sistema Federal de Ensino Superior. A ASSUFBA enviou oito representantes para o evento, que contribuíram com muita qualidade nos debates ocorridos.

Assista abaixo o vídeo de Paulo Vaz: