Assufba realiza audiência na reitoria da UFBA por Turnos Contínuos

Reitora da UFBA na audiência

Reitora da UFBA na audiência.
Foto: Foco Filmes

Em atividade conjunta com a Fasubra Sindical em todo o Brasil, no dia 30/10, a Assufba Sindicato reuniu mais de 100 servidores representantes de unidades da UFBA em uma audiência com a reitora Dora Leal, para debater Turnos Contínuos. Os servidores puderam expor as experiências positivas da jornada de trabalho e ouviram as propostas da reitora.

O principal objetivo da audiência foi elucidar a reitora quanto aos benefícios que o trabalho em Turnos Contínuos traz tanto para o corpo de funcionários que têm a oportunidade de investir tempo em sua qualificação profissional, quanto para docentes e discentes. “Temos cerca de mil servidores que não possuem curso superior trabalhando em uma universidade, e os que têm adquiriram com seus próprios esforços sem nenhuma participação da UFBA”, disse o coordenador Geral da Assufba, Renato Jorge Pinto.

Cassia Virginia apresenta à reitora o posicionamento da Assufba

Cassia Virginia apresenta à reitora o posicionamento da Assufba.
Foto: Foco Filmes

A coordenadora de Comunicação da Assufba, Cassia Virginia Maciel, disse que os modelos de jornada de trabalho aplicados a outras universidades não devem servir de parâmetro para a UFBA que possui suas peculiaridades. “Concordamos que devemos ter base legal, mas o conhecimento dos benefícios dos Turnos Contínuos na UFBA deve ser a base principal”.

Os representantes das unidades expuseram à reitora o quanto a jornada é positiva através das suas experiências pessoais no campo de trabalho e que a setorização não seria uma boa solução, pois causaria uma insatisfação ainda maior para os que continuarem trabalhando na jornada de oito horas.

A reitora disse que desde o recebimento dos questionamentos do Ministério Público foi formada uma comissão junto com a PRODEP para o levantamento dos dados para que as necessidades da universidade fossem conhecidas. “Quero ter um relacionamento de confiança, podemos discordar, mas com respeito ao discurso de cada grupo”, disse Dora.

Foi proposto um novo encontro com a presença dos diretores e pró-reitores de unidades. Participaram da audiência a PRODEP, PROAE e PROPLAN.

Coordenador Geral da Assufba faz balanço após audiência. Foto: Foco Filmes

Coordenador Geral da Assufba faz balanço após audiência.
Foto: Foco Filmes

Fonte: Ascom Assufba Sindicato