ASSUFBA se reúne com a PRODEP para debater o Projeto Acolher

Com o objetivo de debater de que forma a ASSUFBA pode se inserir no Projeto Acolher, uma ação desenvolvida pela Rede de Proteção Psicossocial da UFBA voltada para os servidores, a Coordenação do Sindicato se reuniu, nesta quinta-feira (19/08), com a PRODEP (Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas).

A Pró-Reitora, Denise Vieira, afirmou que os Técnico-Administrativos em Educação precisam de uma atenção especial, sobretudo os aposentados. De acordo com ela, a expectativa é que a iniciativa seja uma semente de algo maior no futuro.

Jacqueline Samagaia, da Assessoria da PRODEP, falou sobre a metodologia e as tarefas do projeto, que serão baseadas nas necessidades dos grupos participantes. Como desdobramento da Roda de Conversa promovida pelo Sindicato em julho, a ASSUFBA propôs que o GT de Aposentados participasse do projeto-piloto.

A Coordenadora do Sindicato, Adelmária Ione, reforçou a importância do projeto para a categoria e a necessidade de um olhar mais humanizado para o servidor.

Opinião compartilhada pela Coordenadora Geral da ASSUFBA, Aida Maia, que afirmou que os aposentados têm muitas necessidades, principalmente na pandemia. Nem todos têm habilidades com as ferramentas digitais, que têm sido mais utilizadas durante a crise sanitária. Sobre ao assunto, Denise Vieira informou que a previsão é de que a PRODEP inicie o atendimento presencial aos aposentados em setembro.

Durante a reunião, os coordenadores do Sindicato propuseram algumas ações a serem inseridas no Projeto Acolher, que serão debatidas mais amplamente tanto pela PRODEP quanto pela ASSUFBA. Outra proposta é a formação de um grupo de facilitadores para multiplicar as ações do projeto.