ASSUFBA se reúne com o reitor da UFOB para tratar sobre o semestre suplementar

Pandemia, trabalho remoto e planejamento das atividades na UFOB foram os principais assuntos tratados durante a reunião entre a Coordenação da ASSUFBA e o reitor da instituição, Prof. Dr. Jacques Miranda, ocorrida na tarde desta terça-feira (21/07), de forma virtual.

A reunião foi solicitada pelo reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Ele fez um relato sobre o cenário da UFOB diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, com destaque para a suspensão de todas as atividades presenciais e a opção preferencial pelo trabalho remoto, sobretudo, quando se trata das servidoras, que muitas vezes têm dupla jornada, com os trabalhos em casa.

O professor Jacques Miranda explicou detalhadamente a proposta de semestre suplementar, que será aprimorado e efetivado, conforme acordo a ser firmado com as demais universidades da Bahia.

O Coordenador da ASSUFBA, Rony Keito Moreira, que participou da reunião, conta que o reitor da UFOB destacou que o principal motivo para o semestre suplementar é a evasão de estudantes em meio à pandemia. “Ele também explicitou a preocupação com os Técnico-Administrativos em Educação e com toda a comunidade universitária. Nos tranquiliza, pois o mesmo afirmou que todo esforço pra garantir a nova modalidade também levará em conta a preservação das vidas de todos que estiverem envolvidos”, disse.

O reitor reafirmou ainda que a instituição não tem condições de funcionamento com trabalho presencial neste ano enquanto não houver condições de segurança sanitária que garanta a preservação da vida de todos. Posicionamento compartilhado pela ASSUFBA.

O Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge, e a Coordenadora de Comunicação da entidade, Lucimara Cruz, também participaram da reunião, que ocorreu em clima de tranquilidade. Eles expuseram as preocupações da ASSUFBA em relação à garantia das melhores condições de trabalho para todos os TAEs, tanto em trabalho remoto, quanto em atividades essenciais.

Sobre o retorno gradual das atividades subordinadas às pressões externas, os coordenadores informaram que quando houver publicação do teor da proposta, o Sindicato vai se manifestar oficialmente através de documento.

Neste sentido, os coordenadores da ASSUFBA enfatizaram a necessidade de ampla discussão com a comunidade universitária sobre todos os temas que afetam a convivência, o semestre suplementar e as condições necessárias para o seu desenvolvimento com a preservação da vida e da saúde de todos.

O Sindicato reforçou ainda a importância de um canal aberto ao diálogo constante com a Reitoria e uma mesa de negociação permanente. A proposta foi prontamente acolhida pelo reitor, que sugeriu, pelo menos uma reunião mensal com a ASSUFBA e colocou-se à disposição a qualquer momento que surja a necessidade.

Reunião com os servidores
Antes do encontro virtual com o reitor, a ASSUFBA e os servidores da UFOB se reuniram na manhã desta terça-feira (21/07) para que fossem reunidas as principais demandas dos trabalhadores. Entre as questões tratadas, o documento sobre o controle de frequência e uma reunião com os TAEs e o professor Jacques Miranda. A reunião foi proposta pela representação dos Técnico-Administrativos em Educação e o Sindicato.

A Coordenação da ASSUFBA levou os questionamentos para a reunião com o reitor. Sobre o ponto, ele informou que o documento foi colocado em consulta por fazer parte do processo de auditoria a que a UFOB está submetida. Disse que a exposição tem o objetivo de dar transparência aos trâmites de documentos na instituição, assumindo o compromisso de não levá-lo à discussão no Consuni antes que seja possível reunião presencial.

O reitor garantiu ainda que a comunidade vai tomar ciência da pauta com, no mínimo, 60 dias de antecedência da apresentação ao Consuni, apesar de assegurar que não há previsão para apreciação do documento ainda este ano.
Outro ponto tratado pelo Sindicato foi a proposição de uma reunião do reitor com toda a categoria, a ser transmitida pelo Facebook da ASSUFBA, o que foi aceito pelo reitor. Em breve, a data será divulgada.