Em reunião do Consuni, UFBA aprova semestre suplementar remoto e mantém suspensão de atividades presenciais

Durante reunião virtual do Consuni (Conselho Universitário), ocorrida nesta terça-feira (21/07) e que durou mais de 6 horas, foi decidido que a Universidade Federal da Bahia terá um semestre suplementar de atividades online, em caráter emergencial e excepcional, a ser realizado até o final de 2020.

De acordo com a Universidade, “o semestre suplementar foi a alternativa encontrada pela UFBA para retomar atividades protegendo a vida de docentes, discentes, técnicos e terceirizados, uma vez que a pandemia do novo coronavírus vem se estendendo por período mais longo do que se poderia supor em março, quando a Universidade, seguindo as melhores orientações sanitárias, decidiu pela suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais, com a manutenção apenas das essenciais à sua proteção institucional e ao enfretamento de tamanha emergência sanitária”.

Para o Coordenador de Comunicação da ASSUFBA e Conselheiro Universitário, Antônio Bomfim Moreira, o Sindicato, junto com a categoria, garante avanços na reunião histórica do Consuni. “Com uma opinião clara acerca da defesa do novo Fundeb, o voto da entidade foi pela aprovação do semestre suplementar em combinação com a luta pela permanência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação como elemento fundamental para o financiamento da educação básica no país”.

Bomfim relembra o diálogo ocorrido entre a Coordenação da ASSUFBA e o Conselho de Representantes da Unidades Ampliado, em reunião com o reitor da UFBA e presidente da Andifes, João Carlos Salles, que aconteceu nesta segunda-feira (20/07), e foi transmitida através do Facebook do Sindicato.

Na oportunidade, os coordenadores da entidade e representantes das unidades puderam externar os posicionamentos sobre o semestre suplementar e dirimir dúvidas com o reitor da UFBA. O público que acompanhava a transmissão também fez intervenções, que foram debatidas durante o encontro virtual.

Na reunião com o reitor, ficou garantido que as atividades administrativas se mantivessem em sintonia com a decisão do Consuni, que aconteceu no dia 18 de março, em que foi decidido proteger todas as vidas (Técnico-Administrativos em Educação, estudantes, professores e terceirizados).

A UFBA informou que a expectativa é de que essa ação movimente todo o corpo docente e técnico-administrativo, respeitadas as diferentes condições de trabalho em regime home office, acesso à internet e familiaridade com tecnologias e recursos de gestão pública e educação a distância. Também afirmou que é dever da instituição garantir que os estudantes, caso não consigam reunir condições mínimas de acompanhamento dos cursos, possam retomar o semestre presencial, que continua suspenso, sem qualquer penalidade.

“Nós garantimos os quatro votos da categoria, das representações institucional e da ASSUFBA, em favor desta iniciativa criativa e que fortalece o Sistema Federal de Ensino”, explica o Conselheiro Universitário Antônio Bomfim. Para além dos interesses corporativos, o mais importante é que a resolução incorporou a participação dos quatro representantes do Consuni na composição do comitê que vai acompanhar as atividades de gestão da Covid-19.

Para Bomfim “a proposta contém avanços democráticos que muito nos alegra e a Constituição de um Comitê de Acompanhamento das Atividades Não Presenciais neste Semestre Suplementar, visando a monitorar e a relatar oportunamente as condições laborais e o desenvolvimento das atividades acadêmicas é um avanço que contempla e responsabiliza as Entidades autênticas da comunidade universitária. Bom seria que a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União dos Estudantes da Bahia (UEB) se somassem a este democrático comitê. Pela nossa capacidade criativa e ousadia inovadora somos favoráveis a esta invenção, conscientes das nossas responsabilidades coletivas com a Universidade Federal da Bahia. Em defesa do Sistema Federal de Ensino Público e da Educação Brasileira. Todas as vidas importam! Somos pela aprovação do Semestre Suplementar nos termos da Minuta, ora em discussão”.

Moção
Durante a reunião do Consuni, a ASSUFBA também apresentou, de forma ousada, uma proposta de Moção de Aplausos e Reconhecimento da atuação e da passagem do Professor João Carlos Salles à frente da Andifes. Em função da pauta da reunião, não foi possível deliberar sobre esse encaminhamento.

“Nós vamos retomar essa iniciativa porque avaliamos como positiva a nossa contribuição baiana pela primeira vez à frente da Andifes em tempos sombrios. Nada mais justo do que nós, Técnico-Administrativos em Educação, que temos compromisso e construímos a universidade, fortalecemos o nosso Sindicato e a FASUBRA, dialogamos democraticamente com a APUB, com o DCE (Diretório Central dos Estudantes) e diretórios acadêmicos, apresentarmos essa iniciativa pelas nossas mãos”, finaliza Antônio Bomfim Moreira.