ASSUFBA se reunirá com a reitora da UFSB para discutir o retorno às atividades presenciais

A Universidade Federal do Sul da Bahia divulgou recentemente a Portaria nº 775/2021, a qual trata sobre o retorno das atividades administrativas na instituição, porém sem discutir e ouvir os servidores e a representação dos Técnico-Administrativos em Educação. Diante disso, a ASSUFBA solicitou uma audiência com a reitora Joana Angélica Guimarães, através do ofício 032-10/2021, para debater o assunto. O encontro acontecerá no dia 15 de outubro, às 16h.

O agendamento da reunião é um desdobramento da decisão tomada na última assembleia realizada pelo Sindicato com os técnicos da UFSB, ocorrida nesta quarta-feira (05/10). Os trabalhadores estão apreensivos e preocupados com o retorno às pressas e sem diálogo. É preciso discutir e definir os critérios para a volta ao trabalho presencial, assim como estabelecer um protocolo de segurança rígido, visando preservar a vida da comunidade universitária.

Na oportunidade, a ASSUFBA Sindicato orienta a categoria ao não retorno presencial até a reunião com a Reitoria, com intuito de instituir, analisar e aperfeiçoar o retorno dos trabalhadores de forma segura e responsável, sem comprometer as vidas e saúde dos servidores e daqueles que estão a sua volta,  seguindo as orientações da OMS, do Comitê Emergencial de Crise – CEC, e acima de tudo, levando em consideração os dados referentes a Covid-19 na região de abrangência da Universidade, que por sinal, inspiram cuidados e alerta, principalmente com os casos da variante Delta do vírus em crescente na área de atuação da Instituição.

Reforçamos que os/as trabalhadores/as TAE/UFSB sempre contribuíram da melhor forma para o enfrentamento das dificuldades decorrentes da crise pandêmica. Exercemos com zelo todas as atividades na modalidade remota e sempre que necessário estivemos presencialmente nas dependências da instituição para que o interesse público fosse preservado. Os TAE da UFSB, em nenhum momento dessa pandemia, se furtaram ou se furtarão ao compromisso institucional e para com a sociedade, que é verdadeira razão de existência da Universidade Federal do Sul da Bahia.