ASSUFBA Sindicato marcha com as mulheres no 8 de Março | Confira

Na última sexta-feira, 8 de março, comemorou-se o Dia Nacional da Mulher, celebrado aqui em Salvador com a realização da Marcha Anual Unificada pelas Mulheres, que contou com mais de 60 entidades sociais, coletivos e representantes da classe trabalhadora.

Em coro, com gritos e palavras de ordem, o tema “Mulheres na luta, em defesa dos nossos corpos, territórios e identidades! Por democracia, contra a violência e exploração!” foi entoado nas ruas da cidade com reivindicações pelos direitos e liberdade feminina, contra a violência de gênero e o feminicídio, e pela manutenção das instituições democráticas no país.

A ASSUFBA sindicato, através de suas(seus) Coordenadoras(es) e associadas(os), mais uma vez se fez presente, celebrando e fortalecendo a luta da mulher por respeito, igualdade e democracia.

A coordenadora de Políticas Sociais e Anti-racistas da ASSUFBA, Rosângela de Santana, salientou a dura jornada de trabalho feminina, que comumente se estende até os afazeres doméstico, e que é pelo reconhecimento desse esforço e pelo lugar da mulher dentro da sociedade que todos devem participar da luta.”A mulher não para. Somos a base de tudo! Por isso acreditamos nesse movimento, um movimento capaz de mudar toda uma nação. Nós, mulheres da ASSUFBA, Estamos unidas na luta!”, completou.

Eliete Gonçalves, também parte da coordenação de Políticas Sociais e Anti-racistas, afirmou “Estamos participando da marcha por menos violência, pelo fim do feminicídio e para pedir que o poder público também auxilie nessa luta, não só por nós que temos uma voz e um canal de reivindicação, mas principalmente pelas mulheres sem rede de apoio, que mais precisam”.

Já a coordenadora Lina Teles, trabalhadora da saúde, explicou ser de extrema importância a aderência das mulheres da saúde à luta por direitos, já que são maioria na área e ainda sofrem com a desigualdade salarial. Além disso celebrou o ato, dizendo “Somos mulheres, donas de casa, trabalhadoras e mães, e ainda vamos as ruas lutar por um país melhor”.