Audiência com o presidente da ANDIFES define que toda vida é importante

Em audiência com o Presidente da ANDIFES e Reitor da Universidade Federal da Bahia, Professor João Carlos Salles, ocorrida nesta terça-feira (17/03), às 17h, no Salão Nobre da Reitoria,   informou ao conjunto da Coordenação da ASSUFBA a intenção de promover o esvaziamento organizado da UFBA como contribuição ao esforço coletivo de contenção da disseminação do Coronavírus (COVID-19). Na oportunidade ressaltou a necessidade evidente dos serviços essenciais descrevendo-os como aqueles necessários à manutenção da estrutura e segurança da universidade, os relativos à preservação das pesquisas e SOBRETUDO DAS AÇÕES DE COMBATE AO COVID-19. Enfatizou a situação de Emergência Sanitária e sua gravidade devido à alta transmissibilidade do vírus.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto, iniciou a reunião chamando a atenção dos presentes para a importância do momento atual e para o papel que a UFBA desempenhará, enfatizando a necessidade de organização das ações de maneira a preservar a integridade e a vida das pessoas, passando em seguida a palavra a Lucimara Cruz, Coordenadora de Comunicação da ASSUFBA e de Seguridade Social na FASUBRA. 

Lucimara enfatizou a compreensão da extensão e gravidade do momento atual, afirmando que a preocupação atual não deve ser meramente com o funcionamento da Universidade, mas sim com a contenção da Pandemia que ameaça indiscriminadamente todos os corpos, cabendo à Universidade tomar as medidas necessárias para a diminuição de circulação de pessoas para além de seus muros e a partir da nossa comunidade ampla, Servidores Técnicos Administrativos em Educação e Docentes, Trabalhadores Terceirizados e Discentes. Assim, argumentou quanto à importância de definição diferenciada de serviços essenciais nesse momento, para que a presença e consequente exposição das pessoas seja reduzida ao mínimo necessário, a garantia de proteção adequada dos profissionais da saúde, nossa principal linha de enfrentamento a esse momento de crise e a preocupação com os terceirizados, membros mais socialmente vulneráveis do coletivo de trabalhadores da instituição, ao que o reitor respondeu com a afirmação de que TODA VIDA É IMPORTANTE.

O Coordenador de Comunicação, Antônio Bomfim Moreira, destacou a imprescindível participação dos Representantes Autênticos da Categoria nos diversos fóruns criados para gestão da Crise, justificando que a opinião e observações daqueles que estão no dia a dia, na “ponta”, dos serviços são fundamentais para o sucesso das ações de gerenciamento da Crise. É importante que os efeitos da decisão a ser tomada pelo CONSUNI alcance todas as Unidades da Universidade, inclusive aquelas localizadas distantes da sede, a exemplo das Fazendas-Escola em Oliveira dos Campinhos e Entre Rios.

Os representantes das Unidades de Saúde, os Coordenadores de Políticas de Saúde do Trabalhador Giancarlo Damiani e Radinei dos Santos, a Coordenadora de Políticas Sociais e Antirracista, Eliete Gonçalves, o Coordenador de Esporte e Cultura, Mário Sérgio Nascimento, as companheiras Almira e Jorge (Seção HUPES) e a Auxiliar de Enfermagem, Vírginia Aragão (Seção MCO), assinalaram a necessidade da condução esclarecida e coordenada das ações nos Hospitais Universitários, evidenciando a necessidades de ações práticas para preservação da integridade dos trabalhadores da saúde, superando os obstáculos postos pela presença da administração da EBSERH e garantindo a prestação dos serviços com minoração dos danos previsíveis em uma situação de Alerta Epidemiológico, em que esse segmento ganha importância estratégica.

O Magnífico Reitor salientou que a intenção da reunião do CONSUNI será estabelecer como princípio norteador da decisão a suspensão de TODAS AS ATIVIDADES da UFBA para a preservação das Vidas de Todas as Pessoas.

A Coordenação da ASSUFBA estará atenta e participantes dos comitês e/ou outros fóruns criados para administrar esse momento de crise e alerta epidemiológico e em contato constante com a categoria para atualizar as decisões e encaminhamentos a serem adotados.

Os Hospitais Universitários serão a principal linha de atuação da UFBA para o combate ao Coronavírus. Vamos todxs respeitar as orientações para preservar a saúde de cada um,  evitando a sobrecarga dos Serviços de Saúde. 

Defender a Saúde Pública é combater o Coronavírus!