Avança discussão sobre os Turnos Contínuos na UFBA

A direção da ASSUFBA convocou reunião para colher contribuições da categoria com o objetivo de orientar a representação e fortalecer a luta política pelos Turnos Contínuos

 

foto_02

Nossa categoria está em unidade e alimenta esta luta aliando experiência e renovação, diz a coordenadora de Comunicação, Cássia Virginia Maciel durante Reunião Ampliada do Conselho de Representantes. Foto: Foco Filmes/ Américo Barros.

Em Reunião Emergencial Ampliada do Conselho de Representantes realizada na manhã do dia 30/08, no Auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da UFBA, a direção da ASSUFBA, Conselho de Representantes e servidores presentes debateram e avaliaram a proposta de instrumento de coleta de dados sobre a implantação dos Turnos Contínuos que será encaminhada às unidades pela Comissão de Gestão de Pessoas do CONSUNI – CGP.

Dando prosseguimento à deliberação anterior de Assembleia geral da ASSUFBA, os representantes afirmaram seu posicionamento contrário a propostas que dividam a categoria e possam aprofundar desigualdades. Buscaram assim levar propostas de alteração do documento que será apreciado na reunião da CGP dia 02/09/2013, além de aprovar uma série de encaminhamentos que dão continuidade e fortalecem a luta pelos Turnos Contínuos.

“O objetivo primordial é avançar nesse debate nas unidades conquistando opiniões e dialogando com a comunidade que esse é o melhor caminho para a valorização dos trabalhadores e, consequentemente, para a UFBA. Nossa categoria está em unidade e alimenta esta luta aliando experiência e renovação”, diz Cássia Virginia B. Maciel, coordenadora de Comunicação da ASSUFBA.

Para o coordenador Jurídico da ASSUFBA e dirigente da Fasubra, Paulo César Vaz nacionalmente este é um debate importante que provoca manifestações das mais diversas e que esbarram na comparação da universidade com demais serviços públicos. “Por isso, defendemos que o serviço que prestamos à sociedade requer um funcionamento específico e este só é possível em Turnos Contínuos.”

Frentes de Luta – Reivindicação da categoria que vem desde a fundação da ASSUFBA, o debate sobre jornada de trabalho é uma bandeira de luta da classe trabalhadora em todo Brasil. Para Antônio Bomfim, coordenador de Formação Sindical da ASSUFBA, “Esta não é uma luta nova e devido ao caráter decisório na universidade requer atuação aguerrida em várias frentes. Por isso, a direção está atenta para evitar retrocessos.”

Encaminhamentos:

● Ampliação da campanha dos Turnos Contínuos: Servidor vista essa camisa!

● Reuniões dos representantes da Assufba nas unidades com diretores e diretoras sobre os turnos Contínuos com acompanhamento da Direção do Sindicato;

● Elaboração de proposta de funcionamento em Turnos Contínuos nas unidades que ainda não o fizeram; as propostas serão encaminhadas à CGP/CONSUNI;

● Realização de Audiência Pública ampliada com a CDH para discutir “A UFBA: seu Funcionamento e seu Público.”

Local e Data da Audiência serão amplamente divulgados pela ASSUFBA.

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato