Bahia estende decreto e proíbe atividades não essenciais por mais dois dias

Para conter o número de casos da Covid-19 na Bahia, o governador Rui Costa decidiu prorrogar por mais dois dias o fechamento das atividades não-essenciais. A medida ocorre em parceria com prefeitos do Estado, como na capital, onde já havia confirmado a extensão das medidas de fechamento em Salvador. Também foi prorrogado o decreto do toque de recolher para toda região da Bahia, até domingo (07/03).

Chamado de “lockdown parcial”, a suspensão das atividades começaram na última sexta-feira (26/02), às 17h, e tinha vigor até às 5h desta segunda-feira (1° de março) em todo Estado baiano.

Com a prorrogação, o decreto terá validade até às 5h de quarta-feira (03/03). Para o governador, esta é “a pior situação desde o início da pandemia”.

Mesmo que o lockdown parcial seja para todo estado, três regiões não entraram no decreto, como: região Oeste, Norte e Nordeste.

Continuam em atividade os estabelecimentos que comercializam alimentos ou que prestam serviços de saúde e utilidade pública, como supermercados, panificadoras, delicatessens e açougues; farmácias; agências bancárias e lotéricas; serviços públicos considerados essenciais; além de estabelecimentos que estejam funcionando em delivery (cujo regime está liberado até meia-noite), e sistema de retirada no local desde que mantidas as portas fechadas ao público.

Conforme último boletim da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), divulgado no último domingo (28/02), a ocupação dos leitos de UTI adulto no estado está em 84%, um aumento de 3% se comparado com o boletim anterior.