Banco Mundial projeta retração de 5% no PIB brasileiro

O Banco Mundial divulgou um relatório apontando como ficará a situação econômica no Brasil se as medidas de Bolsonaro continuarem. A projeção é de um encolhimento de 5% na economia neste ano.

A queda pode significar a maior recessão enfrentada pelo país nos últimos 120 anos. Pelos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), não se tem registo de uma queda desse tamanho desde 1901. A primeira maior redução registrada foi em 1990, quando ocorreu uma retração de 4,35% na economia, no episódio que sucedeu o Plano Collor I e o confisco do dinheiro dos brasileiros.

Outra queda histórica foi em 1981 na ditadura militar ( 1964-1985), um episódio triste na história brasileira que levou o PIB a cair em 4,25%.

Segundo o Banco, a pandemia gerou um choque “triplo” as economias latino-americanas. A projeção é que na América Latina aconteça uma contração de 4,6% no PIB em 2020, causado pela demanda de famílias comprando menos bens e serviços, e grandes economias, como a China, demandando menos commodities.