Bolsonaro ataca novamente a Ciência. MP da Sucata permite desvio de verbas do setor para frota de caminhões

Não é recente que o presidente Jair Bolsonaro tenta boicotar o setor da Ciência. O golpe, desta vez, é através de um desvio de recursos para frota de caminhões do país. Entidades ligadas à Ciência e à Tecnologia já estão mobilizadas contra a Medida Provisória (MP 1.112/22). A chamada MP da Sucata, de autoria do próprio desgovernante.

Na prática, o texto publicado no início deste mês retira verbas dos setores supracitados para criar um programa de renovação da frota que tenham ultrapassado 30 anos de atividade. A MP muda quatro leis com objetivo de criar o programa “Renovar”. De acordo com o texto, as empresas do setor de óleo e gás poderão destinar recursos à destruição como sucata destes caminhões antigos. Para isso, as verbas seriam retiradas da ciência nacional.

Em nota conjunta, as lideranças das entidades científicas afirmam que se trata “de uma ameaça de destruição de uma política pública exitosa, que já viabilizou marcantes conquistas tecnológicas, com importantes consequências econômicas e estratégicas para o país”.