Bolsonaro é o presidente com pior avaliação nos primeiros seis meses de governo

Bolsonaro é o presidente com a pior avaliação em primeiro mandato, a esta altura do governo, desde Fernando Collor de Mello, em 1990. É o que mostra a pesquisa Datafolha, feita entre os dias 4 e 5 de julho.

A pesquisa revela que para 4 a cada 10 brasileiros (39%), o presidente da República não fez nada de destaque ou positivo nos seis meses de governo.

O percentual sobe para 45% entre mulheres e pessoas com apenas o ensino fundamental, para 46% entre negros, para 47% no Nordeste, para 52% entre adeptos de religiões de matrizes africanas e para 76% entre quem avalia o governo como ruim ou péssimo.

Entre as iniciativas consideradas ruins, o decreto das armas aparece em primeiro lugar, segundo 21% dos entrevistados. Negros apresentam repúdio maior (25%), ainda avaliam o governo como ruim ou péssimo 27% dos entrevistados e espíritas (28%).

A pesquisa ouviu 2.860 pessoas com mais de 16 anos, em 130 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é 95%. Para 33% dos entrevistados, Bolsonaro faz um trabalho ruim ou péssimo.