Bolsonaro libera porteira para agrotóxicos perigosos no Brasil

Além de diversos prejuízos que Jair Bolsonaro (PL) tem dado para o Brasil, desta vez, o presidente ‘abriu a porteira’ para agrotóxicos perigosos em 2021, de acordo com a titular de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora Sônia Corina Hess. 

São esses agrotóxicos que espalham vários tipos de câncer e malformações congênitas pelo mundo. O produto foi liberado por Bolsonaro, itens banidos na União Europeia (UE) há mais de 20 anos, justamente por causa dos danos na saúde humana, como a atrazina, usada para matar as chamadas ervas invasoras.

E no início do mês de dezembro de 2021, vários desses produtos foram aprovados (552) para o uso no Brasil, sendo que o maior número de “novos agrotóxicos”, são destinados às culturas de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar.

Sendo assim, a maior parte daqueles produtos agrícolas não é destinada a produtos para alimentação humana, mas sim à alimentação animal. Fique em alerta, pois muitos agrotóxicos que chegaram têm usos autorizados para culturas agrícolas até de hortaliças e frutas.