Bolsonaro transfere Coaf para o Banco Central

Nesta terça-feira (20/08), a Medida Provisória que transforma o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em Unidade de Inteligência Financeiras (UIF) e vinculada ao Banco Central (BC) foi publicada no Diário Oficial da União. A MP não só limitou composição do órgão a apenas servidores do BC, como também dá margem para indicações políticas.

Criado em 1998, o Coaf é um órgão de inteligência financeira do governo federal que atua principalmente na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro.

Em nota, o BC informou que “será responsável pela aprovação da estrutura de governança do novo órgão, observando-se o alinhamento às recomendações e melhores práticas internacionais”.

Caso Queiroz

Em julho, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, suspendeu investigações baseadas em informações cedidas pelo Coaf sem autorização judicial. A decisão foi tomada atendendo a um pedido dos advogados do filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o senador Flávio Bolsonaro (PSL).

Movimentações de R$ 1,2 milhão, no período entre 2016 e 2017, envolvendo Fabrício Queiroz, motorista do filho do presidente na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro enquanto Flávio era deputado estadual, foram compartilhadas pelo Coaf apresentando características atípicas. A investigação estava em andamento desde fevereiro de 2018.