Brasil: 10,5 milhões de trabalhadores precisam de capacitação até 2023

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019–2023, divulgado pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o país precisa qualificar 10,5 milhões de trabalhadores industriais até 2023, para suprir a demanda das profissões que requer o conhecimento e avanços da tecnologia.

Segundo o SENAI, a maior parte desses trabalhadores é ligada a profissões industriais e precisam passar por cursos de aperfeiçoamento ou reciclagem, para se adaptar às modernizações. Os dados mostram que mais de 30 mil vagas são relacionadas às mudanças tecnológicas.

Isso em números completos quer dizer que as maiores gerações de empregos ocorreram nas ocupações de “instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados” com 14.367 vagas, em seguida “operadores de máquinas de usinagem” com 5.356 e por último “sistemas e instrumentos” com 3.560.

O mercado de condutores de processos robotizados terá o maior número de empregados nos próximos quatro anos, sendo 22,9% de nível superior. Ficando na frente dos técnicos em mecânica veicular com 19,9% e logo atrás mais duas ocupações de nível superior: engenheiros ambientais e similares com 19,4% e pesquisadores de engenharia e tecnologia 17,9%.

Do total de 10,5 milhões de trabalhadores que precisam ser qualificados, apenas 1,7 milhão atuam nessa categoria, que abrange profissionais de pesquisa e desenvolvimento, técnicos de controle da produção e desenhistas industriais, entre outras carreiras ligadas a tecnologia.

 

Foto: Agência Brasil