Brasil ilumina monumentos de rosa pelo combate ao câncer de mama

Adotado em 2002 no Brasil, o Outubro Rosa estimula a detecção precoce do câncer de mama e contribuir com as ações para a conscientização da importância do diagnóstico precoce desta que é uma das doenças que mais mata as mulheres em todo o mundo.

Segundo o Ministério da Saúde, anualmente surgem cerca de 50 mil casos de câncer de mama no País. A cada 10 mulheres diagnosticadas com a doença, três morrem, segundo dados os Instituto Nacional do Câncer (Inca). Somente em 2011, houve 13.225 vítimas da doença. A orientação para as mulheres com idade acima dos 40 é que o exame clínico seja feito uma vez ao ano.

Brasil pintado de rosa

Durante esse período, monumentos históricos, pontos turísticos, prefeituras e o Congresso Nacional ficarão com a iluminação rosa em alusão à campanha. De acordo com a secretária da Mulher Trabalhadora da CTB, Ivânia Pereira, essas mobilizações causam impactos na sociedade e ajudam na prevenção.

Em São Paulo, vários monumentos e prédios da Baixada Santista, já estão iluminados com a cor da campanha. Em Santos, a cor rosa já está presente na Praça da Independência, na Praça das Bandeiras, no Monumento do Peixe. Na entrada da cidade de Santos, na sede do Fundo Social de Solidariedade e também no prédio da instituição Gota de Leite.

A Prefeitura de Santos irá realizar campanhas com banners, vídeos, cartazes e outras ações em combate a doença. As unidades básicas de saúde também farão orientações para incentivar o diagnóstico precoce. Laços cor de rosa serão colocados nas unidades municipais de ensino que participarem de atividades relacionadas ao tema.

Em São Vicente, terão iluminação especial a Prefeitura Municipal, Monumento Niemeyer (Ilha Porchat), Parque Cultural Vila de São Vicente (Praça João Pessoa), Igreja Matriz (Centro), Casa Martim Afonso (Praça 22 de Janeiro) e Praça 21 Irmãos Amigos (Praia do Itararé).

Já na capital, diversos monumentos e prédios estão sendo iluminados. Na avenida Paulista, o Sesi exibiu em sua Galeria Digital, a imagem do laço rosa, símbolo da campanha. A imagem pode ser vista na fachada do edifício-sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Os cariocas poderão presenciar no Rio de Janeiro monumentos da cidade, entre eles o Cristo Redentor e a Catedral Metropolitana, ganharam iluminação rosa para lembrar à população da importância da prevenção ao câncer de mama. Também será iluminados no tom rosa os Arcos do Metrô (Praça da Bandeira) e a Igreja da Penha.

A Saara, tradicional área de comércio do Rio de Janeiro, também terá uma ação do Outubro Rosa. No dia 16 de outubro, será montada uma tenda de serviços na Rua Uruguaiana, com aferição de pressão, maquiagem e distribuição de brindes, além de performances artísticas. No evento serão lançados os cofrinhos cor de rosa que serão colocados nas lojas durante o mês para arrecadação financeira para o projeto “Banco de Perucas Online”, da Fundação Laço Rosa. Os lojistas serão incentivados a montar vitrines na cor rosa em apoio à causa.

Em Salvador, até o final deste mês, a Arena Fonte Nova, o Elevador Lacerda e outros prédios e monumentos da capital baiana estão iluminados com a cor rosa.

A cerimônia na Arena Fonte Nova contou com a participação das cantoras Carla Visi, Margareth Menezes e Ana Mametto. Houve também uma partida de futebol feminino com os times reserva e titular do Esporte Clube São Francisco do Conde, do município de São Francisco do Conde. “É uma forma de chamar a atenção das mulheres fazendo o que a gente mais gosta”, disse a atleta Jaine Teixeira.

Durante todo este mês, a campanha realizará exames e outros serviços gratuitos em bairros de Salvador e Lauro de Freitas. “Vamos intensificar a campanha não apenas através do carro móvel, mas também após outubro as mulheres serão encaminhadas para a realização de exames preventivos”, afirmou a secretária do Desenvolvimento Social, Moema Gramacho.

Em Santa Catarina, a iluminação segue até o final deste mês e poderá ser vista em Florianópolis, São José e Biguaçu, na região metropolitana da capital, São Francisco do Sul e Joinville, no Norte. Além de prédios da capital como o Monumento ao Sesquicentenário da Polícia do estado e a Câmara de Vereadores.

Em São José, a praça Hercílio Luz, o Monumento Imigrantes, o Pórtico da Beira-Mar e o prédio da Prefeitura foram os escolhidos por meio da SEPE – Secretaria de Projetos Especiais.

Além da iluminação especial, atividades educativas, de lazer, culturais e atendimentos de saúde especialmente dedicados às mulheres serão realizadas em diversos municípios catarinenses. Veja a programação na capital. O Movimento Outubro Rosa teve início em 1997 e vai iluminar grandes obras arquitetônicas pelo mundo até o dia 31 de outubro.

Em Brasília, recebem iluminação especial o Congresso Nacional e outros monumentos por iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Governo Federal, que, assim como, terão uma programação especial. O slogan da campanha – “Acenda sua consciência” – é uma referência à iluminação especial na cor rosa que o Palácio do Congresso recebe.

Em Curitiba, a partir de quinta-feira (3), a campanha será lembrada durante todo o mês com iluminações rosa no Jardim Botânico e na Praça do Japão. Além da iluminação, na programação da campanha na capital do Paraná também ocorrerá o repasse de informações envolvendo o poder público, voluntários, entidades, profissionais de saúde, instituições de ensino e a comunidade em geral a respeito da importância da prevenção e descoberta precoce da doença.

Porto Alegre também aderiu ao movimento. Na capital gaúcha, o prédio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, na área central da cidade, foi o primeiro a participar.

Vários pontos e monumentos públicos de Belo Horizonte estão iluminados com luzes rosa, uma iniciativa do Programa Estadual de Controle de Câncer de Mama da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Este ano, a principal novidade do programa é a diminuição da faixa etária para realização de mamografia. Antes, o exame tinha como público-alvo mulheres com idades entre 45 e 69 anos, mas, a partir de agora, ele poderá ser feito a partir dos 40 anos.

Em Manaus, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), lançou, oficialmente na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, a campanha “Outubro Rosa” com iluminação especial. Durante o lançamento, realizado no dia 01 de outubro, foi realizada uma caminhada com o público presente, com saída do Anfiteatro e seguindo até o chafariz.

O Palácio Alfredo Nasser da Assembleia Legislativa e o prédio do Sesc foram os escolhidos em Goiás para receber iluminação rosa durante o mês de outubro.

Na grande maioria das cidades, a iluminação temática será até o final de outubro, promovendo paralelamente ações e atividades voltadas para o tema.

Fonte: Portal CTB