UFBA mantém PAF V fechado para avaliação

Empresa especializada será contratada pela Universidade

Apesar de pareceres já emitidos pela construtora e pelo autor do projeto estrutural do PAF V, confirmando não existirem problemas quanto à integridade física da edificação, a Reitoria da UFBA decidiu solicitar um parecer adicional à firma especializada.  Foi decidido também que o PAF V permanecerá fechado até a apresentação desse documento, de modo a que não restem dúvidas na comunidade da UFBA quanto à integridade física da edificação e a segurança dos estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e demais usuários daquelas instalações.

Nos últimos meses, foi constatado o surgimento de rachaduras em paredes internas e externas do PAF V. A SUMAI então convocou a construtora e o engenheiro autor do projeto estrutural do edifício. A empresa assegurou que a obra foi realizada de acordo com o projeto e dentro das especificações contratadas, garantindo a responsabilidade que lhe cabe. O parecer do projetista reafirma a correção e segurança do projeto estrutural.  Ambas as declarações implicam em responsabilidade técnica dos engenheiros envolvidos perante o CREA e confirmam não haver qualquer problema de segurança no prédio.

Nesse meio tempo, atendendo a uma denuncia, em agosto passado, a CODESAL inspecionou o prédio e, constatando essas ocorrências, solicitou que o edifício fosse evacuado até a emissão de laudos técnicos, solicitação essa reiterada pela SUCOM, no mês de setembro. Os documentos já mencionados foram então encaminhados aos órgãos municipais de fiscalização.

Observe-se ainda que a correção dos problemas já vinha sendo efetuada e que as rachaduras que foram preenchidas há cerca de 45 dias não voltaram a aparecer. As marcas das mesmas foram deixadas visíveis para que isso pudesse ser verificado.

Finalmente, professores e técnicos da UFBA se reuniram, na tarde do dia 08 de outubro, com representantes da SUCOM e da CODESAL, para analisar as condições do PAF V. A principal conclusão dessa reunião foi de que os documentos apresentados atenderiam às exigências da fiscalização. Estiveram presentes à reunião, entre outros, o professor Fábio Velame e o arquiteto José Luiz Imbiriba (SUMAI-UFBA), engenheiro Carlos Vieira (Fiscal da Obra – SUMAI-UFBA), os professores Luiz Edmundo Campos, Maerbal Marinho e Alexandre de Macedo Wahrhaftig (Escola Politécnica-UFBA), a servidora Maria de Fátima B. de Carvalho (Coordenadora dos Pavilhões de Aulas), o Gerente de Fiscalização da SUCOM, Everaldo Freitas, a engenheira Helena Lisboa (CODESAL) e representantes da empresa executora da obra (MFP Construtora Ltda).

Fonte: UFBA