Brasil perdeu quase 1 milhão de contribuintes na Previdência em quatro anos

Segundo uma pesquisa por amostragem do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil perdeu 941 mil pessoas que contribuíam para a Previdência Social. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

Desde 2016, o número de ocupados que contribuíam para a Previdência vem diminuindo. Eram 65,6% no ano do impeachment e caiu para 62,9% no ano passado. O predomínio da informalidade e mercado de trabalho em declínio agravou esse cenário.

Em 2019, eram 58,7 milhões de contribuintes, em 2015 somavam-se 59,7 milhões, calculando uma perda de quase 1 milhão de contribuintes.  

Segundo a analista do IBGE, Adriana Beringuy, o aumento da população contribuinte não está acompanhando o crescimento da população ocupada como um todo. Para ela, “enquanto a população ocupada aumentou 2% (de 2018 para 2019), o contingente de contribuintes para a Previdência só cresceu 1,7%. O crescimento da população ocupada está calcado na informalidade. E, com o trabalho informal, diminui a contribuição previdenciária”.