Café Científico Salvador debate problemas no uso dos espaços urbanos

Entrada é gratuita.

Entrada é gratuita.Foto: UFBA em Pauta

A palestra “Desafios da cidade: que urbanismo?”, apresentada pela professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA, Ana Fernandes será a atração da edição do Café Científico Salvador que acontece às 18h da próxima sexta-feira (05/07), no Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris).  A atividade que abordará o problema das apropriações dos espaços urbanos e discutirá a necessidade de regulação das ações públicas e privadas pelo uso do espaço a partir do interesse coletivo, tem entrada gratuita e sem inscrição.

Como o crescimento econômico atual está calcado na expansão da construção civil e da indústria automobilística, percebe-se que Salvador vive em meio a um problema de gestão, de produção de espaço e de imobilidade. “Fragmentação e privatização não podem ser as palavras de ordem da ação pública sobre o território”, defende Fernandes que aprofundará o tema durante o evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), pela LDM – Livraria Multicampi e pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Café Científico

Coordenador pelo professor Charbel Niño El-Hani, o Café Científico possui três ramos. O Café Científico UFBA é trimestral e traz pesquisadores renomados em sua área para falar com o público universitário e a sociedade sobre temas relevantes na atualidade que demandam uma compreensão e um conhecimento científico. O Café Científico Salvador possui uma periodicidade mensal e acontece sempre no Auditório da Biblioteca Central dos Barris, trazendo pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do estado da Bahia para falar para o público em geral, principal foco do evento, ainda que possua também participação do público acadêmico. Finalmente, o Café Científico Acta consiste numa série especial de cafés que ocorre durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA) da UFBA com pesquisadores da própria universidade, focando no público acadêmico. Mais informações: pelo telefone (71) 3283-6568 ou no blog do Café Científico.

 Fonte: UFBA em Pauta