Camarote Universitário, o espaço de convivência mais democrático do Carnaval

Um ambiente inclusivo, democrático, onde o que mais vale é se divertir. Assim é o Camarote Universitário, que teve início nesta quinta-feira (23/02), com o Baile de Carnaval. A noite foi um sucesso. O local se concretizou como um verdadeiro espaço de convivência no circuito Barra/Ondina, contagiado pela alegria de técnico-administrativos, professores, estudantes e público externo.

IMG_0582

O camarote, organizado Assufba, gestão Sindicato é pra Lutar, com apoio de entidades parceiras e a UFBA, na 16ª edição, traz o tema “O samba da Bahia vive”. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, o vice-reitor da Universidade, Paulo Miguez, se mostrou feliz pela justa homenagem ao ritmo, uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. “Acho uma excelente ideia. O samba é presença constante no Carnaval da Bahia e do Brasil”.

Vice

Para o vice-reitor, o camarote “é um espaço de alegria, de presença festiva dos funcionários da Universidade e que deve sempre ser celebrado da melhor forma, com festa, dança e música”.

A coordenadora geral da Assufba, Aida Maia, ressalta que é um local importante porque reúne a comunidade universitária. “O Sindicato está de parabéns, nunca esqueceu da categoria. Fazemos a discussão durante todo o ano sobre o direito do técnico-administrativo em Educação, mas também sabemos nos divertir. Este ano, vamos garantir quatro dias de gratuidade para o servidor associado”.

IMG_0304

O coordenador de Assuntos Jurídicos da entidade, Paulo Vaz, lembra que a Assufba está no perímetro carnavalesco. “Nós não poderíamos perder um espaço como esse, que é o Centro de Esporte, e ofertar para a nossa categoria. Esta é mais uma edição do Camarote Universitário. Fazemos entretenimento e discutimos política no Carnaval. Vamos ter um ano difícil”.

Para a deputada federal e técnica-administrativa licenciada da UFBA, Alice Portugal, a Assufba sempre esteve antenada com a realidade cultural, sindical, econômica e política do servidor. “Ao lado das demais entidades e parcerias importantes, o Sindicato capitaneia esse processo de fazer esse camarote brilhar. Todo mundo que passa sabe que é um camarote de paz e politizado. Nós temos um espaço de cultura, de alegria, de manutenção das nossas raízes, mas também de Fora Temer, contra as reformas da Previdência e trabalhista que, lamentavelmente, tiram os direitos dos trabalhadores e é aqui o espaço consciente do Carnaval. Parabéns a toda a Universidade, mas, em geral, a nossa Assufba, que entende que Sindicato é para lutar”.

IMG_0522

Weslen Moreira, Diretor da Associação de Ex-alunos da UFBA (AEXA), destaca que a Assufba transformou o camarote no ambiente de convivência da Universidade, principalmente, por uma decisão acertada da coordenação de assegurar a gratuidade para os técnico-administrativos durante os quatro dias. “O grande objetivo aqui não é lucro, é garantir a confraternização, o espaço seguro e confortável para servidores públicos. Eu queria deixar aqui os meus parabéns para o Sindicato, Bahiagás, a Apub e APLB.

 

Estrutura elogiada

Com uma superestrutura, o camarote foi elogiado pelos presentes. Palco, área de lazer, praça de alimentação e banheiros. Tudo pensado para garantir o conforto dos foliões. Sem dúvida, o ambiente mais seguro e familiar no circuito.

IMG_0007

Além de assistir de uma vista privilegiada os trios que passavam em Ondina, com um enorme mirante e arquibancada, a galera curtiu shows dentro do camarote. Animação não faltou.

IMG_0106

O folião Rodrigo Tuntun elogiou a organização da Assufba. “A estrutura é perfeita. Você tem aqui banheiro limpo, comida, bebida. É o meu segundo ano. Recomendo o camarote. Você consegue curtir as bandas e os trios, que sempre param na frente do camarote, sem briga, sem confusão”.

O camarote funciona até terça-feira. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do local e na Assufba, até às 14h de domingo. Vale lembrar que os servidores filiados não pagam no domingo, segunda e terça.

 Fotos: Américo Barros/Foco Filmes