Caravana Universitária do Trabalho Decente promove debate sobre Estatuto da Juventude e trabalho

Em sua segunda edição, a caravana é uma iniciativa da Setre

Em sua segunda edição, a caravana é uma iniciativa da Setre

Na manhã da segunda-feira (12/08), deputada Alice Portugal participou de debate da Caravana Universitária do Trabalho Decente sobre Estatuto da Juventude e trabalho.

Realizado no auditório do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina, o encontro debateu o Estatuto da Juventude, recém-sancionado pela presidenta Dilma Roussef,  e a realidade  do trabalho.
Em sua 2ª Edição, a Caravana Universitária do Trabalho Decente é um projeto da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que visa estimular e consolidar a participação das instituições de ensino superior da Bahia nas discussões sobre a Agenda Bahia do Trabalho Decente. A 1ª edição da “Caravana Universitária” foi realizada em dezembro de 2010.
Uma das parlamentares que mais lutou no  Congresso Nacional pela aprovação do Estatuto da Juventude – sancionado pela presidenta Dilma Rousseff no  último dia 5 -, Alice Portugal falou sobre a importância do instrumento para garantir um”Sistema Nacional de Juventude”.
Institucionalização 
Ao enfatizar a importância do Estatuto da Juventude, a deputada defendeu a institucionalização de uma política voltada para o jovem brasileiro. “As  políticas em relação à juventude, como as voltadas para a criança e a mulher, serão sempre transversais, mas é necessário que haja um organismo institucional, que centralize esses interesses, que meça o peso para cada ponto dessa transversalidade  que corta a sociedade brasileira no viés juventude, para que isso possa ser mais organizado e que, acima de tudo, tenha orçamento”, argumentou a deputada.
Primeiro Emprego
Olívia Santana (Setre) disse que o grande desafio da juventude brasileira ainda é o primeiro emprego. “Precisamos de políticas públicas de geração de emprego e renda”, ressaltou, para em seguida acrescentar: “o Brasil tem uma divida histórica com a educação e este ciclo negativo precisa ser rompido para acabar o descompasso existente no país entre o crescimento material e humano e os esforços das políticas publicas estão sendo realizados neste sentido”.
A coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima, lembrou que a Caravana Universitária visa promover discussões sobre temas relacionados com a Agenda Bahia do Trabalho Decente; levar os princípios e as ações já realizadas; sensibilizar os estudantes sobre o tema; estimulá-los na escrita de artigos, estudos e pesquisas; e promover o envolvimento de alunos e professores nas câmaras temáticas dos 09 eixos prioritários.
O vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), Juremar Oliveira, mediou os trabalhos, que  contou ainda com as participações de Iara Farias, representante da Secretaria de Relações Institucionais (Serinter) do Governo do Estado; Frederico Fernandes, coordenador do Observatório do Trabalho da Bahia; e Marianna Dias, vice-presidente da União dos Estudantes da Bahia.