Conselho Universitário discute Recredenciamento da Fapex

Recredenciamento Fapex 01

Conselheiro e coordenador Geral da Assufba Sindicato pede mais clareza nas contas da Fapex. Foto: Foco Filmes/Américo Barros.

A relação de convênio entre a Universidade Federal da Bahia (instituição pública) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (instituição sobre domínio privado, Fapex) ainda é um tema que preocupa bastante os servidores técnicos e os estudantes da universidade. No dia 12/8, a reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) discutiu a aprovação do parecer de Recredenciamento da Fapex, como fundação de apoio à UFBA, baseado no relatório de Gestão 2012.

A representação dos técnicos entende que é necessário fazer algumas ressalvas no documento antes da aprovação. “Precisamos de mais clareza nas contas da Fapex que estão sobre responsabilidade da universidade. Não podemos aprovar completamente o parecer sem que antes o debate seja aprofundado”, esclarece o Conselheiro e coordenador Geral da Assufba, Renato Jorge Pinto.

Recredenciamento Fapex 002

Representação dos Técnicos opina que documento de recredenciamento da Fapex precisa ser analisado com maior profundidade. Foto: Foco Filmes/Américo Barros.

Já o conselheiro e coordenador de Formação Sindical, Antônio Bonfim Moreira, disse que é imprescindível uma atenção maior para não gerar um enfraquecimento do setor público em detrimento do privado. “É de suma importância tomar muito cuidado com as medidas que serão tomadas para a quitação das dívidas, pois precisamos garantir a não demissão dos servidores pela Fapex, visto que é a maioria”, pontua.

A Representação estudantil se posicionou contra a aprovação do parecer. “Os relatórios desde 2010 apresentam a mesma coisa, o texto parece se repetir. Há uma contradição muito clara entre a Fundação e a Universidade”, afirmou a Conselheira e Representante Estudantil, Marina Fernandes.

Após a colocação dos Conselheiros e Representantes estudantis, o parecer de Recredenciamento da Fapex foi aprovado com 29 votos.

ASCOM ASSUFBA Sindicato