Carta de Vitória: ANDIFES divulga carta sobre o Future-se e o colapso orçamentário das Universidades

A Direção Nacional (DN) da FASUBRA Sindical reuniu-se com a ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) logo após a apresentação do projeto Future-se pelo governo para discutir os impactos na educação. Durante a reunião, a FASUBRA cobrou dos reitores uma postura mais dura contra esse projeto.

Com a eleição da nova diretoria da Associação, em 26 de julho, já está agendada uma nova rodada de reunião para o dia 7 de agosto. A DN da FASUBRA, em conjunto com as entidades da educação, constituirá um grupo para avaliar o projeto do MEC e apontar o conjunto de ataques contido nele para as entidades, parlamentares, além de criar um processo de mobilização conjunta que possa barrar o projeto.

Nos dias 25 e 26 de julho, teve lugar, em Vitória (ES), a 176ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes. Dessa reunião, resultou a “Carta de Vitória”. A carta faz uma breve análise do projeto Future-se e das graves consequências dos cortes na educação já no segundo semestre deste ano. “Com a manutenção pelo governo federal do bloqueio orçamentário, muitas das Universidades ficarão, dentro de poucos dias, impossibilitadas de (a) pagar suas despesas contínuas, como conta de energia elétrica; (b) honrar com os contratos de serviços terceirizados, como os de vigilância e limpeza; (c) comprar materiais, como os necessários para o funcionamento cotidiano de salas de aula e laboratórios”, destacam. Confira abaixo a carta na íntegra.

Carta de Vitória – ANDIFES

Nova Diretoria Executiva – Gestão 2019 a 2020

Durante a 176ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes foi eleita a nova Diretoria Executiva da Associação. Confira quem são os novos integrantes:

Presidente: Reitor João Carlos Salles Pires da Silva (UFBA)

1º Vice-presidente: Reitor Edward Madureira Brasil (UFG)

Suplente: Reitora Margarida de Aquino Cunha (UFAC)

2º Vice-presidente: Reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR)

Suplente: Reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega (UFF)

Foto: Arquivo FASUBRA