Categoria aponta saída da greve na UFBA para 11/06

Os servidores técnico-administrativos da UFBA aprovaram em assembleia geral na manhã desta quinta-feira (05/06), na Faculdade de Arquitetura, apontar para o CNG/Fasubra a realização de rodada de assembleias nas bases, avaliação da resposta do governo ao ofício encaminhado em 29/05 pelo CNG/Fasubra ao MPOG e a saída unificada da categoria em greve no dia 11/06.

Para a UFBA, a categoria aprovou também a realização de reuniões do Comando Local de Greve no COM-Hupes, MCO e IMS-CAT. Os companheiros da UFRB e UFOB também confirmaram assembleias para discutir os rumos do movimento. Na UFBA, a assembleia geral será dia 11/06, 9h, na Faculdade de Arquitetura, para encaminhar a saída da greve como recuo estratégico visando o acúmulo de forças para uma nova greve, mais robusta num próximo período.

Categoria aprova encaminhamentos que serão enviados ao CNG

Categoria aprova encaminhamentos que serão enviados ao Comando Nacional de Greve

Mais de 300 trabalhadores participaram da assembleia, que apresentou e aprovou – com apenas seis abstenções – as indicações construídas na reunião do Comando Local de Greve, realizado ontem (04). A coordenadora Geral da Assufba, Cássia Maciel, fez a leitura do último Informe Nacional de Greve do CNG/ Fasubra e apresentou o extrato da reunião do CLG/UFBA, que contou com mais de 30 pessoas de 18 unidades da UFBA.

O coordenador da Assufba e dirigente da Fasubra, Paulo Vaz relembrou alguns momentos importantes desde a deflagração da greve, inclusive quando a Assufba indicou para a Fasubra a intenção de discutir a proposta apresentada pelo MEC verificando o seu alcance e impacto no conjunto da categoria e negociar as outras demandas, situação rejeitada pela CNG-Fasubra a época, que ignorou solenemente a opinião da assembleia dos trabalhadores baianos.

O coordenador de Formação Sindical da Assufba, Antônio Bomfim Moreira, alertou para o risco de mudança do eixo original da greve, construído na Plenária Nacional da Fasubra, ocorrida nos dias 08 e 09 de fevereiro corrente. Segundo ele, ninguém pode enganar ou usar a categoria, que está de cabeça erguida e com os olhos bem abertos.

Almira Maria do Rosário, coordenadora de Saúde do Trabalhador da Assufba e funcionária do Hospital das Clínicas, fez um breve relato sobre a situação difícil enfrentada pelo COM-Hupes. Segundo ela, a unidade sofre com a redução da força de trabalho e de material, a precarização dos serviços e com a quantidade de obras realizadas – no momento, mais de 20 reformas estão acontecendo no Hupes.

Coordenação da Assufba avaliou os rumos do movimentos grevista

Coordenação da Assufba avaliou os rumos do movimentos grevista

Fonte: Assufba Sindicato

Fotos: Foco Filmes