Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem em situação de fome e extrema pobreza no Brasil

Quase 20 milhões de brasileiros passam períodos de 24 horas, ou mais, sem ter o que comer. O número é apenas mais uma representação da ineficácia do governo Bolsonaro quando se trata da parcela mais pobre da população. 

A extrema pobreza, acompanhada pela fome, tem se alastrado no país, que vive em constante crise política e econômica agravada pela pandemia de Covid-19.  Cerca de metade da população – 116,8 milhões de pessoas – sofre atualmente de algum tipo de insegurança alimentar, conforme aponta estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Pessan). 

“O Brasil continua dividido entre os poucos que comem à vontade e os muitos que só têm vontade de comer”, afirmam pesquisadores da entidade. De acordo com o “Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil”, a situação vem piorando de forma acelerada sob o governo Bolsonaro. 

“Em apenas dois anos, o número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave saltou de 10,3 milhões para 19,1 milhões. Nesse período, quase 9 milhões de brasileiros e brasileiras passaram a ter a experiência da fome em seu dia a dia”, aponta o relatório.