Com expressiva participação da categoria, Assembleia Geral da UFRB retira os delegados para a plenária da FASUBRA

Nesta quarta-feira (13/10), a ASSUFBA Sindicato realizou a Assembleia Geral Virtual com os servidores da UFRB. Com participação expressiva, os associados aprovaram os delegados que irão para a Plenária da Fasubra. A chapa única composta por Geraldo Fentanes (titular) e Tércio Rogério (suplente) foi aprovada por 16 votos a favor e 4 abstenções.

Os informes nacionais foram dados pela Coordenadora do Sindicato, Adelmária Ione, que falou sobre o preocupante cenário da conjuntura nacional e os riscos da PEC 32. Ela atualizou os servidores sobre o andamento do texto da proposta no Congresso Nacional e a pressão que está sendo feita nas redes sociais e presencialmente em cima dos deputados.

Ela fez uma avaliação sobre o SUS, que está sendo muito mais demandado atualmente e se vê na iminência de uma reforma que pode acabar com ele. “O que a gente percebe de fato é que essa PEC 32 é uma medida de destruição do estado de bem estar social e amplia ainda mais a privatização dos serviços públicos”, disse Ione.

Nos informes locais, a Coordenadora Geral Aida Maia comunicou aos presentes sobre uma reunião, que acontece nesta quinta-feira (14/10), convocada pela Reitoria da UFRB, para tratar sobre o retorno presencial dos Técnico-Administrativos em Educação.

Na discussão do retorno presencial, muitos questionaram sobre as condições de biossegurança e de como será essa volta presencial. Os TAE salientaram que só a vacina não é garantia plena de segurança e que não se opõem ao retorno presencial, apenas precisam saber o que existe pronto por parte da universidade para receber os trabalhadores.

Sobre a Instrução Normativa 65, Aida fez uma síntese dos prejuízos para a categoria dos TAE, no que diz respeito ao desempenho, as métricas de produção e ao teletrabalho. Ione reafirmou que a ASSUFBA não é contra o teletrabalho, mas sim a IN 65.

As coordenadoras propuseram uma Roda de Conversa para tratar da IN 65 e a IN 125, lembrando que a UFRB é a universidade piloto para a migração dos servidores para o regime do INSS, proposta do decreto 10.620/2021. Uma nova assembleia extraordinária será convocada para informes do que ocorreu na reunião com o reitor da instituição, nesta quinta-feira (14/10).