Cerca de 75% dos brasileiros pensam com regularidade na própria saúde mental, aponta pesquisa

O brasileiro tem pensado cada dia mais na saúde mental. É o que aponta uma pesquisa lançada pela empresa Ipsos. Cerca de 75% dos entrevistados no Brasil pensam sobre sua própria saúde mental com muita ou considerável frequência. É a maior marca entre os 30 países que participaram do questionário.

Além das frequentes crises nos setores do país, que refletem na sociedade, a pandemia da Covid-19 agravou os índices de distúrbios emocionais que necessitam de tratamento e acompanhamento.

Em maio de 2020, por exemplo, o Brasil apareceu em primeiro lugar entre os que sofriam de ansiedade (41% diziam se sentir assim) ou de enxaqueca (14%) e entre os que afirmavam estar comendo excessivamente (39%). Era também o mais solitário (53%) em outro questionário aplicado em janeiro.

Para 40% dos entrevistados , distúrbios mentais são um dos principais problemas sanitários enfrentados atualmente pelo país. Esse número cresceu 13 pontos percentuais em relação ao ano passado, influenciado pelo luto e pelo isolamento da pandemia de Covid-19.

A pesquisa ouviu 21.513 pessoas de 16 a 74 anos, entre 20 de agosto e 3 de setembro, sendo cerca de 1.000 no Brasil. O questionário foi aplicado de maneira online, portanto abrange a parcela da população com acesso à internet, considerando o perfil demográfico de cada lugar.