Cessão de espaço para o Campus Paulo Freire foi estendido para novembro de 2036

Através do Diário Oficial do município, a prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas divulgou o segundo termo aditivo de cessão de uso gratuito do imóvel ocupado pela Universidade Federal do Sul da Bahia na cidade. O prédio abriga as estruturas do Campus Paulo Freire, junto com os centros de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) com Desenvolvimento Territorial (CFDT).

O espaço tem como objetivo abrigar as atividades de pesquisa, extensão e ensino, totalizando seis cursos de primeiro e segundo ciclo, sendo respectivamente os primeiros vinculados ao IHAC, e três ao Centro de Formação em Ciências da Saúde, e os outros ao Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial. Também tem espaço para duas duas especializações, um mestrado acadêmico e profissional, além disso, conta com dez grupos de pesquisa certificados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e registra 52 ações extensionistas realizadas desde 2016. 

O campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas também serviu para apoiar a vacinação contra o coronavírus, além de muitas outras ações voltadas para devolver em conhecimento e serviço de investimento na universidade pública. Contém uma ampla estrutura especializadas, como laboratórios, as áreas interdisciplinares, Coordenação local dos Colégios Universitários vinculados ao IHAC do campus, dentre outros. 

02O prazo de cessão do aditivo foi estendido para o uso gratuito até a data de 29 de novembro de 2036, e tem como as assinaturas do prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Gusmão Pontes Belitardo, e da reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz.