Chapa 1 – Sindicato é Pra lutar vence as Eleições da ASSUFBA (triênio 2020-2023)

Os Técnico- Administrativos em Educação das Universidades Federais da Bahia deram a resposta nas urnas ao chamado da ASSUFBA durante as eleições para a Coordenação e Conselho Fiscal da entidade. Após dois dias de votação em um processo democrático e transparente, que contou com ampla participação da categoria, os servidores reelegeram a Chapa 1 – Sindicato é Pra Lutar, com 1.403 votos, para ficar à frente do Sindicato no triênio 2020-2023.

A apuração dos votos aconteceu nesta sexta-feira (14/02), no auditório do Sindicato. Ao todo, foram 54 urnas instaladas espalhadas pela UFBA, UFRB, UFOB, UNILAB e UFSB. Os associados exerceram o direito de votar e elegeram a nova Coordenação e o Conselho Fiscal do Sindicato. 

O Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge Pinto, junto com a Coordenação e o Conselho Fiscal, comemoram a vitória e exaltam a participação dos servidores no pleito. “Foi uma eleição transparente, democrática e participativa, marcada pela representatividade da categoria. Tanto os técnicos ativos de todas as regiões do Estado representados pela ASSUFBA quanto os aposentados compareceram às urnas por entenderem a importância de manter à frente da entidade uma Coordenação que respeita o trabalho e luta em defesa dos direitos dos trabalhadores.”

Diante da conjuntura do país, em que os servidores públicos e a educação têm sido atacados, o apoio da categoria dá um gás na luta e impulsiona a Coordenação a defender ainda mais as conquistas dos trabalhadores nos próximos três anos. “Caminharemos lado a lado, lutando pelos interesses da categoria, fortalecendo a unidade e o Sindicato”, completa Renato Jorge.

Quem acompanhou a contagem dos votos foi o presidente da CTB Bahia. Para Pascoal Carneiro, o pleito foi exemplar. “A eleição da ASSUFBA dá lição para muitos sindicatos, para todos nós. É um processo democrático, aberto, franco e direto. Não é toda entidade que tem uma eleição tão transparente como essa. Um processo eleitoral em que a Coordenação mostrou que tem representatividade. Portanto, para nós da CTB foi uma honra muito grande acompanhar e ter esse aprendizado”.

Opinião reforçada pelo presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-BA, José Antônio dos Santos, que acompanhou a apuração. “O processo foi tratado com a maior lisura dentro de um processo democrático em que ocorreu a eleição da ASSUFBA”.

Posicionamento semelhante tem o diretor do Sindibeb, Roberto Santana. “É a primeira vez que acompanho diretamente a apuração dos votos, mas sempre soube que a eleição aqui é transparente e disputada, quando uma chapa é apresentada de forma correta e cumpre o Estatuto e Regimento vigentes”.  

Neste sentido, Roberto reforçou que “a chapa única é o reconhecimento dos servidores ao trabalho que essa turma comandada por Renato Jorge vem fazendo. Para mim é muito gratificante ver que a categoria permitiu que esse grupo continue nesta trincheira de luta que cada vez mais exige um sindicato atuante e mais forte para enfrentar esse governo que desmonta diversos setores, inclusive o serviço público”, finaliza.

CONFIRA O EXTRATO DE ELEIÇÃO, APURAÇÃO DE VOTOS DO PROCESSO ELEITORAL E POSSE DA COORDENAÇÃO E CONSELHEIROS FISCAIS DA ASSUFBA – GESTÃO 2020-2023