CLG UFBA discute movimento e avalia proposta apresentada pelo governo

Na manhã desta terça (7), o Comando Local de Greve dos servidores técnico-administrativos da UFBA realizou uma reunião para avaliar o movimento que já tem 51 dias na Bahia. A categoria aguarda um posicionamento oficial da federação sobre a proposta apresentada pelo governo em reunião realizada nesta segunda-feira (6), na sede do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em Brasília. Em caráter oral, o governo federal ofereceu um reajuste salarial de 15,8% parcelado em três vezes até 2015 para os servidores técnico-administrativos das universidades federais.

Foto: Américo B. Barros

De acordo com o Comando, a proposta escrita será apresentada ainda hoje (7). “Não recebemos um comunicado oficial da Fasubra sobre a proposta, mas precisamos analisar e montar uma estratégia. Ainda não avançamos em relação à carreira. No entanto, avaliamos positivamente a linearidade, pois lutamos pela paridade e isonomia entre ativos e aposentados”, afirma Nadja Rabello, coordenadora geral da ASSUFBA.

O coordenador de Formação Sindical da ASSUFBA, Antonio Bomfim Moreira, passou os informes de Brasília e alertou a categoria sobre o momento que exige cautela. “Na greve passada saímos sem nada por causa da falta de unidade. Não podemos permitir duas derrotas seguidas. Se cometermos esse erro novamente pode fragilizar a Fasubra e sua base”, ressaltou o dirigente, que é membro do CLG/UFBA.

Para a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Maciel, a categoria precisa manter a perspectiva de negociação, uma vez que o governo antecipou a apresentação da proposta que só viria na segunda semana de agosto. “Foi uma vitória grande conseguirmos a sinalização antes do previsto. Nossas mobilizações aliadas à intervenção de alguns parlamentares foram decisivas. O que nós não podemos é agir com imaturidade e recusar uma proposta sem apresentar uma alternativa e comprometer o diálogo”.

O servidor Renato Jorge, que é coordenador licenciado da ASSUFBA, afirmou apreensão com a tendência ao radicalismo e informou que a Fasubra já está mobilizada. “Estão falando em rechaçar a proposta e eu estou preocupado com a intransigência. Já temos um diálogo e o momento é de manter a negociação aberta. É claro que podemos melhorar o que foi sugerido. A Federação acionou os deputados no estados e vai apresentar uma contraproposta”.

A categoria vai realizar uma Assembleia Geral nesta quinta-feira (9), às 9h, na Faculdade de Arquitetura da UFBA.

ASCOM ASSUFBA Sindicato
07/08/12