CNG distribui carta aberta e colhe assinaturas contra PL 1749/2011

Com a greve dos trabalhadores técnico-administrativos em educação completando 79 dias hoje (23), o CNG FASUBRA decidiu por esclarecer a população brasiliense acerca da tentativa de criminalização do movimento grevista e sobre o PL 1749/2011, que trata da privatização dos hospitais universitários.

Para isso, o CNG distribuiu na plataforma inferior da Rodoviária de Brasilia (DF), carta aberta onde apresenta a FASUBRA Sindical, e as lutas encampadas pela Federação. O documento ressalta que em mais 30 anos de história, a luta da entidade sempre foi em defesa dos direitos dos trabalhadores técnico-administrativos e para manter a universidade pública, gratuita e de qualidade. O texto qualifica como falta de vontade política o fato do governo recusar-se a negociar com a categoria a pauta da campanha salarial 2011, com os TAEs em greve.

A Carta Aberta esclarece que, desde 2007, existiu uma série de reuniões (mais de cinqüenta), objetivando a apresentação de uma contraproposta efetiva por parte do Governo, o que resultou na deflagração da greve em julho passado, e na opção do governo por tentar criminalizar o movimento através de ação impetrada pela Advocacia Geral da União (AGU) e Procuradoria Geral Federal (PGF), no Superior Tribunal de Justiça. “Tal decisão, além de criminalizar o movimento, fere a Autonomia Universitária prevista no artigo 207 da Constituição Federal”, afirma o texto da carta aberta.

O CNG, com base em manifesto da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), critica também no documento, fato de a AGU e PGF terem movido a ação sem consulta prévia às 36 universidades federais, que atuam como autoras da ação movida contra a FASUBRA.

HU´s – A luta para que a manutenção da gestão dos hospitais universitários como atribuição das universidades públicas também foi tema do ato realizado em Brasília. Integrantes do CNG colheram assinaturas para um abaixo assinado contra o PLP 1749/20011, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH. O objetivo foi recolher cerca de um milhão de assinaturas, para depois entregar aos parlamentares solicitando a retirada do texto da pauta de votações do Congresso Nacional.

Para o CNG FASUBRA, o PL representa a privatização de um importante patrimônio dos brasileiros responsável pela assistência à saúde de grande parcela da população, principalmente os mais necessitados, já que os HU´s realizam atendimentos de alta complexidade, pesquisa de ponta, e formação de profissionais na área de saúde.

AGENDA – O CNG definiu ainda as atividades para o restante dessa semana. Acompanhe o quadro abaixo:

(23) Terça-feira:

Panfletagem e coleta de assinaturas para o Abaixo-Assinado contra o PL 1749 (EBSERH)
no Aeroporto e em seguida no Congresso Nacional
Panfleto: Carta Aberta aos Parlamentares
6:30h à 9:30h no Aeroporto
10h –Panfletagem no Congresso Nacional
14h – Reunião das Comissões, preparatória para a Marcha da jornada de Lutas

(24) Quarta:

09h – Marcha da Jornada de Lutas

(25) Quinta:

9h: Reunião dos coletivos
14h: Reunião do CNG (Balanço da Marcha e agenda)

(26) Sexta-feira:

Café com Mentiras

Fonte: FASUBRA