CNPq: pagamento de bolsas até o final do ano não é garantia, diz Ministério

Júlio Fransisco Semeghini, secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, afirmou em audiência no Senado a não garantia do pagamento de bolsas até o final do ano, nesta quinta-feira (5/09). A audiência pública ocorreu em conjunto entre as comissões de Educação (CE). Ciência e Tecnologia (CCT) e de Fiscalizações e Controle (CTFC).

Semeghini disse que o déficit para honrar o pagamento das bolsas de setembro a dezembro era aproximadamente de R$ 330 milhões. No início da semana, porém, o Ministério da Ciência anunciou um remanejamento inferior ao esperado. R$ 82 milhões foram repassados para o financiamento do pagamento dessas bolsas, o que só garante, no entanto, o pagamento das bolsas de setembro e que serão realizadas em outubro.

José Ricardo de Souza Galdino, representante do Ministério da Economia na audiência, comentou a posição do governo para tentativa de solução do problema, mas nada concreto foi dito. Segundo Galdino, a Junta de Execução Orçamentária se reunirá ainda este mês para verificação de novos remanejamentos de recursos de outras áreas para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A situação do CNPq só se agrava ao decorrer do ano. Em julho, o conselho suspendeu a segunda de um processo de seleção de bolsistas no Brasil e no exterior, devido a falta de recursos.