COM-Hupes realiza primeiro transplante de pele na Bahia

Um paciente que transplantou 2.500 cm de pele na região dorsal recebeu alta na segunda-feira (13/10), depois de passar 40 dias internado no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo HUPES), devido à realização do primeiro transplante de pele da Bahia, por equipe do Hospital das Clínicas.

O garoto Jeferson, de apenas 12 anos, precisou ficar em observação por conta do curativo realizado a cada dois dias. De acordo com o coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica, Valber Menezes, “o paciente passa bem e não sente dor. O transplante foi um sucesso, pois houve uma boa adesão do tecido pelo organismo. Isso significa que a pele ficou presa ao corpo”.

Este primeiro transplante de pele do Estado foi realizado no dia 25/8. O garoto transplantou 2.500 cm de pele na região dorsal, devido à lesão causada por queimadura elétrica, a qual comprometeu um membro superior. A criança, natural de Candeias, estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE) há 11 meses e foi encaminhada ao Hospital das Clínicas por solicitação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

O enxerto de pele foi obtido por meio de uma parceria da Sesab com o banco de pele de Porto Alegre. Além de Dr. Valber, cirurgião responsável pelo procedimento, houve também participação da equipe de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas e do cirurgião do HGE, Carlos Brilha, que trouxe um equipamento com capacidade de aumentar a extensão dessa pele.

Com informações da UFBA