Comando de Greve faz reunião na creche da UFBA

O Comando de Greve da ASSUFBA Sindicato realizou reunião hoje (10), pela manhã, com servidores e mães das crianças, que tem direito a vagas na Creche da Universidade Federal da Bahia. A unidade está parada desde o dia 8 de junho, quando foi iniciada a greve nacional dos servidores técnico-administrativos das universidades. O objetivo foi debater a greve com os servidores da unidade e os pais. A Creche da UFBA atende a filhos de estudantes , funcionários da universidade e professores.

A Creche fundada em 1983 é vinculada à Pró-Reitoria de Assistência ao Estudante e surgiu para atender as estudantes carentes da UFBA que tinham que trabalhar e não tinham, portanto, com quem deixar os filhos. Hoje, a unidade atende a 64 crianças, na faixa etária entre os 04 meses e 4 anos de idade e com a expansão da Universidade as vagas são insuficientes.

Ascom ASSUFBA

“Estamos aqui com vocês para expor a situação da nossa greve que está perto de completar dois meses, na luta pelo reajuste salarial de nossa categoria que tem o menor salário do serviço público federal. Entendemos a situação de vocês, mães e pais que vieram aqui para saber um posicionamento de nossa greve, mas pedimos que entendam também a nossa situação”, reiterou Cássia Virginia Maciel, coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, lembrando ainda que a greve é um instrumento legitimo da categoria, e que a creche teve o serviço interrompido por não ser considerado serviço essencial de acordo com a lei 7783/89.

O coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto explicou a funcionários e aos pais de crianças que a greve tem um tempo determinado, que é até o dia 31 de agosto, quando então será fechada a “porta da esperança”, referindo-se ao atendimento aos pleitos pelo governo. “O governo não fechou ainda com nenhuma categoria, então entendemos que agora é o momento de aguardar até o final deste mês. Renato Jorge destacou ainda que não existe interesse por parte da greve da categoria em prejudicar a creche. “Queremos, sim, melhorias para a creche com a ampliação de vagas, reformas na estrutura física, e fazer uma campanha especifica para a unidade, que deverá ser debatida depois com APUB, DCE e ASSUFBA”.

Problemas

Durante a reunião, a coordenadora em exercício da Creche Universitária, Rita de Cássia Almeida de Jesus, expôs os problemas da unidade que tem quase 28 de fundação, mas até hoje não tem regimento aprovado. “Funcionamos sem regimento. Imagine uma unidade importante como esta funcionando desta maneira”. Rita de Cássia falou também dos problemas estruturais, que atingem as salas das crianças, como as infiltrações nas telhas, e a entidade não tem como executar diretamente a obra.

Cássia Virginia argumentou em relação ao regimento que é preciso lutar pela autonomia da Creche. “É necessária a inclusão da Educação Infantil no PDI de 2012”, argumentou.

Para Brisa Moura, estudante da UFBA que faz Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e que tem uma filha de um ano e meio na creche, o momento tem sido difícil. “Viemos discutir a situação porque entendemos a greve da categoria, mas tem sido muito difícil para a gente com a creche fechada. Já existe uma comissão de país que está avaliando tudo e, vamos ver como  nos posicionar a partir de agora, ou seja, quais serão os próximos passos.”

Renato Jorge informou ainda que a ASSUFBA vai ser recebida pela Pró-Reitoria,no dia 11.

10/08/2011

Ascom ASSUFBA Sindicato