Comando de Greve Local é instalado na UFBA, UFRB e UFOB

Instalação do Comando de Greve  Local. Foto: Eduardo Paranhos.

Instalação do Comando de Greve Local. Foto: Eduardo Paranhos.

Os Comandos Locais de Greve foram instalados em reuniões realizadas na tarde do dia 17(segunda), na UFRB e UFBA, na UFOB pela manhã. A reunião da UFBA ocorreu na Escola Politécnica, no auditório Magno Valente. Caberá aos Comandos deliberarem sobre o funcionamento das universidades e realização de atividades de greve. A coordenação recém eleita da ASSUFBA Sindicato orientou os trabalhos com os servidores, representantes das mais variadas unidades da Universidade.

Cássia Virginia B. Maciel durante reunião para instalação do Comando Local de Greve. Foto: Eduardo Paranhos.

Cássia Virginia B. Maciel durante reunião para instalação do Comando Local de Greve. Foto: Eduardo Paranhos.

A reunião foi iniciada com uma avaliação da eleição para a Coordenação e Conselho Fiscal da ASSUFBA ocorrida nos dias 13 e 14 de março, feita pela coordenadora de Comunicação, Cássia Virginia B. Maciel que será empossada coordenadora Geral da entidade. “A categoria dos Técnico-administrativos em Educação das Universidades Federais na Bahia reelegeu, por ampla maioria, a atual direção da Assufba, Gestão Sindicato é Pra lutar, para conduzir as lutas no próximo Triênio, num processo com muita transparência e tranqüilidade”. A coordenadora também apresentou o Informe de Direção-  ID da Fasubra, bem como o último ofício encaminhado pelo MEC que foi avaliado pelos presentes com a deliberação de submetê-lo à Assembleia da categoria.

Instalação do Comando de Greve na UFOB em Barreiras. Foto: Eduardo Paranhos.

Instalação do Comando de Greve na UFOB em Barreiras. Foto: Eduardo Paranhos.

UFRB e UFOB- Nestas universidades além da pauta nacional, o contexto da expansão universitária traz desafios específicos e fortalece a pauta local  com foco nos Turnos Contínuos.Na UFOB, a instalação do Comando foi realizada às 9h, na Sala de Reuniões.

Coube ao dirigente da Fasubra, João Paulo Ribeiro dar os informes da entidade sindical e falar dos rumos do movimento nacionalmente, após a indicação de greve pela Plenária da Fasubra, ainda em fevereiro.  “É imprescindível a unidade de todos em torno de uma greve forte, unitária e de ocupação”.

 

Renato Jorge tratando das caracteristicas da greve de 2014.Foto: Eduardo Paranhos.

Renato Jorge tratando das caracteristicas da greve de 2014.Foto: Eduardo Paranhos.

Segundo o coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto, o Comando de Greve Local levará todos os encaminhamentos e propostas tratadas na reunião para a Assembleia Geral da ASSUFBA que será realizada na Escola Politécnica da UFBA, às 9h.   

“Dia 18.03( terça), teremos tem audiência com a reitora da UFBA, Prof.ª Dora Leal para reafirmar o foco da pauta local na efetivação dos Turnos Contínuos e na garantia do exercício de greve do servidor em estágio probatório”, salientou Renato Jorge.

Após os informes vários servidores fizeram uso da palavra nas colocações a defesa de uma greve de ocupação dos espaços públicos, diálogo com a sociedade e principalmente participação ativa dos trabalhadores nas atividades.

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato