Comissão Local da Estatuinte da UFRB promove evento em Amargosa

A Comissão Local da Estatuinte da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) reuniu na última semana, a comunidade acadêmica do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa, para o primeiro encontro do processo consultivo e deliberativo que tem por objetivo geral reelaborar o Estatuto da instituição. O evento “UFRB por nós todos” teve como convidada a professora Rita Dias, coordenadora geral da Comissão Estatuinte.

A professora falou sobre o histórico do documento atual desde a sua origem, da relevância social dessa ação e de sua necessidade como base legal para implantação da universidade. A palestra teve como foco principal o destaque para a importância da atuação da comunidade interna e externa no processo que está sendo gestado na instituição, sobretudo no que diz respeito à amplitude das ações e ao caráter democrático como base legitimadora dos passos e espaços que levarão ao Congresso Estatuinte da UFRB.

“Vale salientar que as ações que estão sendo tomadas fomentam a articulação de um Congresso que leve em consideração aspectos fundamentais que devem consolidar a UFRB como uma instituição articulada a um projeto de desenvolvimento nacional”, disse Rita.

Ela ressaltou ainda o fato de a UFRB ser uma universidade nova que já está repensando o seu Estatuto. Segundo a professora, “é importante pensar no tempo que virá, olhando para a sociedade que queremos e que tipo de cidadania queremos”. A palestra foi seguida de debate, que durou cerca de três horas com ampla participação dos presentes.

As discussões empreendidas no encontro apontaram para uma compreensão de universidade voltada para o fazer social, sedimentada na representação das categorias acadêmicas e da sociedade civil como um todo. “Nosso anseio é pela elaboração de um processo que seja reflexo de uma instituição comprometida com as políticas públicas e os pilares de Ensino, Pesquisa, Extensão e Ações Afirmativas – marca distintiva que caracteriza a UFRB enquanto símbolo de uma política que segue seu caminho em defesa da equidade e do respeito pela diversidade”, concluiu Rita.

Fonte: UFRB