Parlamentares baianos se unem em defesa da UFBA

Na segunda-feira (09/03), aconteceu um encontro de parlamentares baianos em defesa da universidade pública brasileira, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia. Para o reitor João Carlos Salles, “a ocasião foi um momento extraordinário, tanto em número quanto em expressão, pois contou com a participação de uma ampla frente suprapartidária em defesa, principalmente, da UFBA”.

A ocasião contou com a presença da senadora Lídice da Mata (PSB) e os deputados federais Alice Portugal e Davidson Magalhães (PCdoB), Arthur Maia (SDD), Antônio Brito e Benito Gama (PTB), Cláudio Cajado e José Carlos Aleluia (DEM), José Rocha (PR), Jorge Solla e Moema Gramacho (PT).

Diante da exposição do professor Salles sobre as dificuldades financeiras e orçamentárias enfrentadas pela UFBA, a necessidade de retomar as diversas obras paradas, de quitar débitos referentes ao funcionamento da Universidade, os parlamentares foram unânimes em afirmar que é preciso organizar ações para assegurar o pleno funcionamento da UFBA, que é vista pelos deputados como um patrimônio da sociedade baiana.

Ao citar o corte de 30% das verbas destinadas às instituições federais de ensino superior, em todo o país, os parlamentares se comprometeram a participar da frente parlamentar em defesa das instituições federais brasileiras de ensino superior, movimento que se fortalecerá com o encontro que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), promove para esta quarta-feira (11/03), em Brasília.

Os parlamentares foram convidados para participar dessa reunião que terá a presença de representantes das várias instituições federais brasileiras de ensino superior.