Comissão mista vota na quarta-feira (04/03) substitutivo à MP 905

Está marcada para esta quarta-feira (04/03), na comissão mista, o PLV (Projeto de Lei de Conversão) à MP 905/19, que criou o “Contrato de Trabalho Verde e Amarelo”. O relator, deputado Christino Aureo (PP-RJ), apresentou substitutivo à MP, com série de alterações no texto original.

Entre outras mudanças, o substitutivo amplia o Programa Carteira Verde e Amarela para incluir os trabalhadores com 55 anos ou mais, que estejam sem vínculo formal de emprego há mais de 12 meses.

O relator da matéria também estendeu para 25% o total de trabalhadores que poderão ser incluídos a Carteira Verde e Amarela, dentro da empresa. Antes era até 20%. 

Outros pontos críticos no texto alterado são: o pagamento de contribuição previdenciária por aqueles que recebem o seguro-desemprego será opcional; trabalho aos domingos e feriados sem pagamento em dobro é liberado, desde que o empregado possa descansar em outro dia da semana; redução do alíquota do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço de 8% para 2% e diminuição pela metade da multa para demissão, de 40% para 20% do saldo do FGTS.

 

Ainda nesta semana, estão previstas as seguintes pautas:

  • Reforma Sindical (PEC 196/19). Câmara pode instalar a comissão especial que vai debater e votar o mérito da proposta que altera o artigo 8º da Constituição.
  • Reforma Tributária. Governo pode encaminhar proposta ao Congresso. Leia mais
  • Reforma Administrativa. Governo pode encaminhar proposta para exame do Congresso. Leia mais
  • PIB 2020. Ministério da Economia deve revisar para baixo a expectativa do PIB em 2020 — a previsão atual é de 2,4%.
  • Comissões Permanentes da Câmara. Líderes partidários negociam o comando dos colegiados deliberativos da Casa, que precisam eleger suas novas Mesas Diretoras — presidentes e vices.