Comunidade do ICI pede saída do diretor do Instituto

“Renúncia Já”! Esta foi a principal palavra de ordem da comunidade universitária do Instituto de Ciências da Informação (ICI), durante a reunião desta quarta, 06, com a reitora Dora Leal e o diretor do Instituto, Professor Rubens Ribeiro. No ensejo, a Magnífica reitora prestou esclarecimentos a respeito de um documento encaminhado pela comunidade à Reitoria da UFBA.

Diretor busca explicar,mas a situação só se complica a cada diaFoto: Foco Filmes / Américo Barros

Diretor busca explicar,mas a situação só se complica a cada dia. – Foto: Foco Filmes / Américo Barros

Desde junho de 2012, servidores técnicos, estudantes e docentes, lotados no  ICI lutam pela destituição do diretor do Instituto. Segundo eles, toda comunidade universitária, do ICI, sofre constantemente assédio moral provocado pelo Professor Rubens. Na reunião, os presentes aproveitaram o momento para expor seus casos de assédio.

“Eu não entendo por que o diretor faz distinção entre servidores em estado probatório e servidores antigos. Por acaso nós em estado probatório somos inferiores aos demais? A liberdade de expressão é um direito de todos e não podemos sofrer retaliações por causa disso”, relata o servidor, Avelino Pereira Neto.

De acordo com análise feita pela procuradoria jurídica, os relatos não comprovam ato de assédio moral. Sendo assim, a comissão pondera que uma Mediação entre a comunidade e o diretor basta para resolver o caso. Contudo, o corpo acadêmico do Instituto repudia a ideia de Mediação.

“Avaliamos que Mediação não resolve, queremos Renúncia Já, se não daremos entrada a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD)”, pronuncia a estudante Marina Fernandes apoiada por todos os docentes, discentes e técnicos presentes na reunião. Alinhada com Marina, a Professora Maria Eduarda Serpa, afirmou estar surpresa com a avaliação jurídica. “Como pode não ser assédio atitudes tão autocratas? Nós não suportamos mais esta situação e só quem está todos os dias no ICI pode saber o que sentimos”, reitera a professora.

Na ocasião, os estudantes ainda afirmaram que no documento encaminhado à Reitoria, não foi compactado o depoimento de todos os estudantes, nem de todos os servidores e professores assediados. “Existe um abismo absurdo entre a direção e a Comunidade Acadêmica. Nossa luta é em prol de um ICI livre e democrático”, diz o estudante, Leandro Coutinho.

Reitora Dora Leal fala à comunidade do ICIFoto: Foco Filmes / Américo Barros

Reitora Dora Leal fala à comunidade do ICI. – Foto: Foco Filmes / Américo Barros

A Magnifica reitora, ratifica buscar a superação o mais rápido possível do caso. A reitora explica que é necessário haver uma reunião da Congregação do ICI para decidirem formalmente entre a Mediação e o PAD. Só depois de encaminhada a decisão da Congregação é que o Processo Administrativo poderá ser aberto ou não. “Acredito na transparência e na democracia”, pontua a reitora Dora Leal.

Fonte: ASCOM ASSUFBA Sindicato