Comunidade UFBA encerra mobilização contra o Future-se com ato político-cultural

Depois de encerrado a Plenária que reuniu os representantes da comunidade UFBA na manhã desta quinta-feira (26/09), Técnico-Administrativos em Educação, professores, trabalhadores da vigilância e limpeza, se reuniram na Praça das Artes, em Ondina, para um almoço, seguido de ato político-cultural.

 

Logo após o almoço oferecido à comunidade, os representantes da ASSUFBA, APUB, DCE (Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Bahia), UNE (União Nacional dos Estudantes-BA), UEB (União dos Estudantes do Brasil ), Sindivigilantes-BA e Sindilimp-BA fizeram um breve discurso pautando os assuntos da Plenária Unificada que ocorreu pela manhã e reafirmando a importância da luta contra o desmonte da educação, feito pelo governo Bolsonaro.

Uma carta conjunta das entidades que representam a comunidade UFBA foi lida no ato. O documento reafirma o repúdio às declarações do presidente e do ministro da Educação Abraham Weintraub, que recentemente anunciou o programa Future-se, sem nem sequer consultar os reitores das universidades do país. O projeto abre uma enorme brecha para a privatização das instituições. 

Os presentes votaram a favor da divulgação da carta, que reafirma o posicionamento contrário ao Future-se. Depois, o público conferiu diversas apresentações artísticas. Sem dúvida, um dia de grande união em defesa da educação e da universidade pública, gratuita, de qualidade e democrática.