IBGE aponta que mulheres dominam cargos de gestão na educação entre os municípios

A MUNIC (Pesquisa de Informações Básicas Municipais e Estaduais), divulgada nesta quarta-feira (25/09) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que em 70,1% dos municípios do país a gestão da educação está sob a responsabilidade de uma mulher.

A pesquisa, que conta com temáticas voltadas para as políticas públicas, teve como área de investigação em 2018 assuntos como recursos humanos, saúde, instrumentos de gestão migratória, política para mulheres, educação, entre outras.

Na educação, um avanço importante foi o crescimento da participação da mulher em cargos de chefia. Esta é a realidade de 70,1% dos municípios. Destes, 59,7% são comandados por mulheres de cor branca.

Em contrapartida, nos estados brasileiros, a maioria da gestão ainda fica com os homens. Das 27 unidades federativas, em 16 o comando da secretaria responsável pela educação é exercida por um homem.

O IBGE também analisou que os ocupantes de cargos na gestão de educação dos municípios estão mais qualificados. Em 2014, apenas 65,2% traziam no currículo cursos de pós-graduação, no ano passado esse número subiu para 69,6%.

Foto: blog Portabilis