Conferência Nacional apresenta propostas para a educação

Os mais de 2.6 mil delegados presentes na II Conferência Nacional de Educação dedicaram o sábado (22/11) para participarem das Plenárias dos Eixos que norteiam a atividade. A Fasubra acompanhou várias discussões, principalmente as que trataram de gestão da democratização, diversidade e valorização dos profissionais de Educação.

Como integrante do Fórum Nacional de Educação, a Fasubra coordenou as atividades do Eixo I: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação. Este foi um dos mais importantes da Conferência, pois é nele que se debateu a criação do Sistema Nacional de Educação que regulamentará o Plano Nacional de Educação, que cria as metas e condições necessárias à melhoria da educação com foco no desenvolvimento do país.

No domingo (23), último dia da II Conae, aconteceu a plenária final para apreciação e deliberação das propostas oriundas das discussões dos eixos. As deliberações constarão em Documento Final da conferência.

Os outros eixos do encontro, foram: o Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; o Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, meio ambiente e saúde; o Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; o Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; o Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; o Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.