Conheça a Síndrome de Burnout e os seus impactos na saúde mental do trabalhador

A Síndrome de Burnout passou a ser reconhecida como doença ocupacional e é importante ressaltar o seu impacto na luta a favor da saúde mental deste Setembro Amarelo. De acordo com levantamento realizado pela International Stress Management Association (Isma-BR), o Brasil é o segundo país com mais casos no mundo. Em números concretos, a doença atinge 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores, segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).

A doença é um distúrbio emocional gerado por um esgotamento físico e mental intenso. Assim, situações desgastantes e altamente estressantes são as causas do aparecimento da síndrome.

As más condições em que o trabalho é exercido ou o ambiente laboral provocam no empregado o estresse e o desgaste. Dessa maneira, a doença é associada à realidade do mundo do trabalho contemporâneo.

É preciso que sejam aplicadas políticas internas dentro das instituições e empresas, para que a saúde mental do seu trabalhador seja íntegra. Por mais empatia no ambiente de trabalho.