CTB celebra 4 anos de Sindicalismo Classista na Bahia

Nesta quinta-feira (15/3), os trabalhadores da Bahia celebram os quatro anos de intensa atividade da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A jovem e combativa central tem como filiados os maiores sindicatos da área urbana e rural, do estado, a exemplo de professores, bancários, comerciários, profissionais da saúde, das universidades e trabalhadores rurais. A data será marcada por festa, a partir das 18h, uma confraternização reunirá lideranças sindicais e políticas da Bahia no auditório do Sindicato dos Bancários.

A CTB nasce em uma sociedade capitalista, que se disfarça de moderna, mas mantém as práticas de exploração da classe trabalhadora. É independente, autônoma, eleva o espírito de luta e unicidade sindical. A nossa central surge para defender os direitos sociais e a democracia, em aliança com todas as forças progressistas da sociedade, compromissadas com os princípios da solidariedade entre classes, ética política, combate à discriminação, busca pela emancipação das mulheres, dos negros e o desenvolvimento sustentável.

A CTB aplica uma sistemática avançada de estratégia da luta sindical. Sua capacidade de unir os diversos ramos e setores da economia, jovens e idosos, ativos e aposentados, negros, brancos e índios, empregados e desempregados, formais e informais, rurais e urbanos, públicos e privados em torno do ideal da valorização do trabalhador contra a exploração capitalista, tem sido mostrada com combatividade e resultado.

O enfrentamento, seja ele com greve, paralisação, ou a negociação, em primeira hora, prova o caráter independente e de luta que a CTB está trilhando em nosso estado, honrando a confiança dos trabalhadores e construindo avanços no sentido da humanização das relações sociais, libertação dos povos e combate ao colonialismo e neocolonialismo, que encontram-se enraizados em nossa nação.

Hoje, os trabalhadores da Bahia estão em festa. Parabéns aos trabalhadores, sindicatos filiados, e a combativa diretoria da CTB, liderada por Adilson Araújo. Vocês, camaradas, agem como o líder socialista Che Guevara descreveu, certa vez, o revolucionário. “Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental”. Esta é qualidade dos que compõem a CTB-Bahia.

Fonte: Blog do Renato Jorge