CTB lança vídeo em defesa da Previdência pública. Assista

O governo tenta esconder as informações, mas a sociedade precisa tomar conhecimento dos prejuízos da reforma da Previdência. A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) lançou um vídeo em defesa da Previdência Pública e contra o projeto do governo Bolsonaro. A iniciativa faz parte da campanha Quero viver depois de trabalhar – não mexa na minha aposentadoria, da Central e mostra por meio de um exercício feito com crianças o elevado ônus da proposta.

O governo quer alterar as regras e prejudicar a população. Hoje, a legislação estabelece 65 anos para homens e 60 anos para mulheres se aposentarem, com o mínimo de 15 anos de contribuição. A PEC 6/19, de Bolsonaro, quer manter os 65 anos dos homens e aumentar para 62 a idade mínima para as mulheres. O tempo mínimo de contribuição subiria, para 20 anos.

A proposta do governo estabelece também o fim da aposentadoria por tempo de contribuição que hoje pode ser concedida após 35 anos para homens e 30 para mulheres. De acordo com a PEC , o trabalhador precisará contribuir por 40 anos se quiser receber o valor integral na aposentadoria.

“O objetivo da campanha da CTB é criar um movimento amplo que busque alertar o público em geral sobre os riscos dessa reforma e a ameaça do fim das aposentadorias. Em um contexto de envelhecimento da população e de graves ataques aos direitos sociais básicos, a campanha catalisa a expectativa de milhões de pessoas trabalhadoras, principalmente as mais pobres, de poderem viver com dignidade após todos os seus anos de atividade”, sustenta a CTB.

Veja a seguir a campanha na íntegra: