Datafolha aponta queda na confiança ao combate a corrupção

Pesquisa Datafolha revela queda na confiança dos brasileiros em relação ao combate a corrupção. Em último levantamento, 44% das pessoas reprovavam a atuação do governo nessa área. Hoje, após diversas crises e escândalos envolvendo o presidente e seus ministros, a taxa chega a 50% da população.

Caso Queiroz, suspeitas de irregularidades no processo eleitoral e envolvimento com milícia, descaso com meio ambiente e outros. Estes são apenas alguns exemplos de como tem sido o primeiro ano do governo Bolsonaro. Diante deste cenário, a popularidade do presidente e de seu mandato continua baixa e a taxa de aprovação no desempenho contra a corrupção sofre queda. De 34%, em última pesquisa Datafolha, caiu para 29% aqueles que aprovam o governo em relação à corrupção.

Outro ponto que vem sofrendo grandes ataques do governo é a Cultura. Censura e cortes ajudaram a diminuir a aprovação de 31% para 28% no setor.

Ainda de acordo com a pesquisa, o otimismo com a economia e a popularidade do governo é maior por parte da população mais rica, como empresários e banqueiros. O percentual que o avalia como ruim/péssimo oscilou entre 33% e 34%.

O Datafolha entrevistou 2.948 pessoas em 176 cidades, entre quinta-feira (5/12) e sexta-feira (6/12). A pesquisa foi realizada pessoalmente e em locais de grande movimento.

 

Foto: Rodolfo Buhrer/FolhaPress