Déficit no orçamento da Ufba teve “redução significativa”, diz reitor

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) começa o ano letivo com a promessa do reitor João Carlos Salles de fazer a regularização completa do orçamento da instituição até o final de 2016. Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (12), o reitor afirmou que a dívida orçamentária de R$ 25 milhões que a Ufba enfrentou em 2015 sofreu “significativa redução”.

“Entramos em 2016 com uma situação orçamentária muito mais confortável do que aquela que tivemos em 2015”, declarou. O valor atual do déficit não será divulgado até o orçamento deste ano ser apresentado ao Conselho Universitário, em 28 de janeiro, mas Salles garantiu que a situação financeira da instituição permite retomar obras e promover ações de assistência estudantil.

O reitor credita a redução na dívida à mobilização política para reverter os cortes anunciados pelo governo federal no orçamento das universidades públicas e à redução no número de contratos de empresas terceirizadas. “Tivemos muita atenção nesse sentido, de racionalizar esses contratos para que possamos honrar todos”, pontua.

A primeira obra a ser entregue este ano é a reforma na Escola de Enfermagem, no dia 22 de janeiro. O evento de inauguração faz parte da programação dos 70 anos da Ufba, divulgada nesta terça-feira (12). As outras obras em fase de finalização são o prédio anexo do Instituto de Biologia, que será inaugurado no dia 29 de janeiro; a biblioteca de Ciências Exatas, no campus da Federação, com entrega prevista para março; e o ponto de distribuição do Pavilhão de Aulas de São Lázaro.

Outra das ações previstas para acontecer este ano, mas ainda sem prazo definido, é o aumento na frota do Buzufba, sistema de transporte que liga os diferentes campi da universidade em Salvador. Atualmente, a frota de ônibus da Ufba é composta por sete micro-ônibus, sendo cinco veículos terceirizados e dois que foram adquiridos pela universidade em 2015.

Fonte: Correio*