Desemprego fica em 8,5% e atinge 9,1 milhões de brasileiros, diz IBGE

A taxa média de desemprego no Brasil ficou em 8,5% no trimestre móvel encerrado em abril deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta quarta-feira (31/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se da menor taxa para um trimestre encerrado em abril desde 2015, quando o índice ficou em 8,1%. O índice do período entre fevereiro e abril ficou estável em relação ao trimestre móvel de novembro de 2022 a janeiro de 2023 (8,4%) e recuou 2 pontos percentuais na comparação com o mesmo período do ano anterior (10,5%).

O índice de desemprego de abril veio abaixo do esperado pelo mercado. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, projetava taxa de desocupação pouco maior, de 8,7%.

“O padrão sazonal do trimestre móvel entre fevereiro e abril é o de aumento da taxa de desocupação, por meio de uma maior população desocupada, o que não ocorreu desta vez”, pontua Alessandra Brito, analista da pesquisa do IBGE.

Rendimento real

De acordo com os dados do IBGE, o rendimento real habitual do trabalhador brasileiro foi de R$ 2.891 em abril, o que indica estabilidade em relação ao trimestre encerrado em janeiro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve aumento de 7,5%.

Fonte: Metrópoles